Menu

10 Curiosidades sobre a Rússia e dicas culinárias e culturais

Quer saber um pouco mais sobre o país sede da Copa do Mundo 2018? Continue lendo e descubra as curiosidades.

Crédito: Pixabay

Publicidade

A Rússia é o país sede da Copa do Mundo 2018 e por isso a curiosidade sobre esse belíssima terra só aumenta entre os brasileiros. É claro que não se pode resumir toda uma cultura em um breve texto, mas agora você poderá conhecer algumas curiosidades sobre a Rússia, como comidas e drinks típicos para servir durante os jogos e algumas palavras do idioma.

Curiosidades sobre a Rússia

O que você provavelmente sabe sobre a Rússia é que lá faz muito frio e que se fala um idioma totalmente diferente do português. Isso é verdade, mas há outras curiosidades interessantes para saber, considerando uma forma generalizada, já que esse é o maior país do mundo e em cada região as pessoas possuem hábitos diferentes, assim como no Brasil. Mas de modo geral, confira essas curiosidades sobre a Rússia:

1. Na Rússia faz muito frio porque o país fica localizado no Hemisfério Norte, onde o clima é ártico, mas também é temperado e subtropical. Por isso, mesmo que no inverno a temperatura chegue a -50 °C em algumas regiões, também chega a fazer 25° C no verão.

2. Diferente de muitos países, inclusive do Brasil, o Natal na Rússia é comemorado no dia 7 de janeiro. Mas o ano novo é na mesma data, e esse é o principal feriado do país, que dura por 10 dias.

Publicidade

3. Moscou, a capital da Rússia e também a cidade mais populosa do país, detém um dos maiores números de bilionários do mundo.

4. Na Rússia é comum que as pessoas usem seu nome original, de batismo, apenas nos documentos oficiais. Mas para os conhecidos, preferem ser chamadas por nomes fictícios.

5. Os russos não costumam “perder tempo” falando banalidades sobre a vida e sorrindo sem motivo com pessoas que não são íntimas, então não estranhe a seriedade e a praticidade deles para se comunicarem “sem rodeios”. Por outro lado, quando um russo se torna seu amigo, ele vai lhe considerar parte da família.

6. Na Rússia é comum, principalmente por parte das pessoas mais velhas, chamar a atenção dos outros por estarem infringindo pequenas regrinhas do dia a dia. É uma forma de cuidado, assim como as vovós brasileiras fazem “não faça isso” ou “faça aquilo”.

Publicidade

7. Se por acaso você receber um e-mail de um colega russo e ao final, para se despedir, ele utilizar “)))))))”, que se parecem com sorrisos sem olhos, é exatamente isso que significa. Eles não veem necessidade de colocar os pontinhos para representar os olhos.

8. Se no Brasil o hábito é de tomar um cafezinho a todo instante, na Rússia esse hábito é com o chá, que está presente em todos os momentos e estações do ano para eles.

9. Um dos pratos mais importantes da refeição dos russos é a sopa. Se no Brasil ela é recomendada como refeição para o jantar, na Rússia é considerada prato de almoço. Existem mais de mil combinações de ingredientes para preparar uma sopa saciável, saborosa e nutritiva.

Publicidade

10. Além da sopa e, claro, de outros pratos comuns do dia a dia, como as massas, os russos também consomem muito leite e derivados, inclusive o kefir, que ainda não é tão popular no Brasil.

3 Comidas tradicionais que podem ser feitas durante os jogos

Continuando as curiosidades sobre a Rússia, é interessante saber que a culinária da Rússia, assim como a brasileira, possui muita influência de outros países. Então existem diversas receitas que são consideradas russas pelos russos por serem consumidas no país por centenas de anos, mas que estrangeiros podem achar que são originárias de outros lugares.

Sendo assim, conheça algumas receitas práticas típicas da Rússia para servir de petisco durante os jogos e para entrar no clima dessa cultura.

Publicidade

1. Salada Russa

Essa salada, na Rússia, é chamada de Olivier, em homenagem a um chef francês. É um prato típico do ano novo. É como a salada de batatas no Brasil e pode ser uma ótima sugestão para servir durante os jogos na sua casa. A dica é “abrasileirar” a receita e servi-la em canudinhos de maionese. Veja como se faz:

Ingredientes

  • Batatas: 5 unidades;
  • Ovos: 2 unidades;
  • Cenouras: 3 unidades;
  • Ervilhas: 1 lata;
  • Maionese: a gosto;
  • Sal e pimenta: a gosto;
  • Cheiro verde: a gosto.

Modo de preparo

1. Descasque, pique e cozinhe as batatas e cenouras até ficarem al-dente. Cozinhe os ovos.

2. Escorra tudo e coloque em uma tigela para esfriar. Pique os ovos e então misture a maionese e tempere com sal, pimenta e o cheiro verde. Pode encher os canudinhos para servir.

Publicidade

2. Pão preto torrado com alho

Outro petisco que é muito comum nos botecos da Rússia para acompanhar a cerveja é o pão preto torrado com alho. Os croutons, que são cubinhos de pão torrado com sabores diferentes, fáceis de achar nos supermercados brasileiros, também são comuns.

O pão preto também é acessível na versão brasileira, então você pode preparar esse petisco para servir durante os jogos. É como fazer pão de alho, mas em pedacinhos menores. Veja como fazer:

Ingredientes

  • Pão preto: a gosto;
  • Alho picado: a gosto;
  • Sal: a gosto;
  • Manteiga: a gosto.

Modo de preparo

1. Corte as fatias de pão preto em tiras ou cubos, como torradinhas.

Publicidade

2. Faça um patê com a manteiga, o alho e o sal, se achar necessário.

3. Passe a mistura sobre o pão e leve para assar até ficar crocante.

4. Depois é só servir com um molho de mostarda, por exemplo, ou outro da sua preferência.

Publicidade

3. Peixinho seco

Outro petisco muito tradicional na Rússia que se come acompanhando a cerveja é o peixe seco. Aqui no Brasil não é comum, mas se você pesca ou aprecia preparar peixe, pode fazer tranquilamente em casa.

Ingredientes

  • Peixe da sua preferência, de tamanho pequeno: a gosto;
  • Sal: a gosto.

Modo de preparo

1. Retire as escamas dos peixes, abra-os e limpe por dentro. Corte as cabeças.

2. Depois, abra os peixes para que fique uma peça lisa e salgue sobre um tabuleiro, um ao lado do outro.

Publicidade

3. Deixe secar ao sol coberto por uma tela para não pousarem moscas até que sequem por completo. Ou leve ao forno em temperatura baixa para desidratar, sem assar.

4. Quando ele estiverem bem secos, estão prontos para servir.

Dica: Como alternativa de petisco de peixe, que também é muito popular na Rússia, pode fazer peixinhos fritos passados no molho de tomate caseiro para servir sobre fatias de pão preto.

Publicidade

9 Bebidas tradicionais

Engana-se quem pensa que a vodca é a única bebida alcoólica que os russos bebem. Aliás, muitos deles não gostam desse destilado, da mesma forma que nem todo brasileiro gosta de samba. Na Rússia se bebe muita cerveja, uísque, vinho, licor, espumante e há também bebidas tradicionais não alcoólicas, tais como:

  • Kvas: uma bebida fermentada refrescante, que lembra uma cidra ou cerveja. Os melhores kvas são vendidos em barris, mas é uma bebida bem popular e vende-se também em garrafas;
  • Yessentuki: há diferentes tipos de água mineral na Rússia, divididas conforme o teor de minerais na composição. O yessentuki é uma delas, que, devido aos minerais, possui gosto forte e salgado;
  • Kefir: trata-se do mesmo kefir que está se popularizando no Brasil, feito a partir da fermentação do leite e que traz ótimos benefícios à saúde;
  • Mors: essa bebida é feita a partir de frutas do Norte. É muito nutritiva, e a recomendação é que se beba bem fresca, feita na hora;
  • Baikal: o Baikal é um refrigerante feito à base de ervas, ao estilo da tubaína brasileira, porém não é tão doce. Tem esse nome devido ao famoso Lago Baikal da Sibéria;
  • Riazhenka: essa é uma bebida feita de leite que na Rússia é chamada de toplionoie moloko. Tem textura grossa e cor bege, com sabor único;
  • Tarkhun: também é um tipo de refrigerante feito com extrato de estragão, criada no século 19 e que ficou muito popular na União Soviética;
  • Tajozhni dar: outro refrigerante feito a partir de frutas, mas especificamente da taiga. Ele é uma opção mais recente.
  • Suco de bétula: esse suco é específico da primavera e não pode ser guardado, precisa ser bebido bem fresco. É bastante refrescante e docinho e é retirado diretamente de dentro da árvore bétula.

10 Palavras básicas do idioma

O russo é considerado um idioma difícil para o brasileiro porque o alfabeto é completamente diferente. Enquanto o português é um idioma pertencente ao alfabeto latino, o russo é chamado de alfabeto cirílico. Por isso as letras são todas desenhadas de forma diferente, a quantidade de letras muda e a pronuncia também.

Mas como esse assunto é bastante longo e o que interessa aqui, além das curiosidades sobre a Rússia, é aprender como pronunciar algumas palavras em russo para você entrar no clima da Copa, veja os exemplos de palavras básicas abaixo, escritas em português, mas com leitura em russo, e comece a treinar:

Publicidade
  • Oi (informal) = priviet
  • Bem-vindo = dabrô pajáloviet
  • Bom dia = dôbrea utra
  • Desculpe = izvinítia
  • Por favor/de nada = pajálsta
  • Obrigado = spassíba
  • Sim = da
  • Não = niet
  • Tchau = pacá

Agora você está pronto para receber seus convidados para assistir aos jogos da copa e mostrar que sabe curiosidades sobre a Rússia, além de poder recebê-los com um “dabrô pajáloviet” bem divertido.

Leave a Reply

Sair da versão mobile