Menu

7 Curiosidades da infância respondidas pela ciência

Todo mundo já teve alguma dessas dúvidas em um momento da vida, confira as respostas para cada uma delas

Crédito: Freepik

Publicidade

A infância é uma fase cheia de dúvidas e muita imaginação, só que muitas dessas dúvidas permanecem até a vida adulta! Confira a resposta da ciência para 7 curiosidades da infância e se surpreenda com o resultado encontrado em cada uma delas.

Resposta para 7 curiosidades da sua infância

Lembra daquelas questões que você tinha quando era criança e que persistem na vida adulta? Chegou a hora de encontrar as respostas para elas! Depois conte nos comentários qual dessas curiosidades mais te chamou a atenção.

Ovo ou a galinha?

Crédito: Abril

Incrível como toda criança e até mesmo adulto tem essa dúvida, né? Para o alívio de muita gente, os cientistas conseguiram responder a curiosidade, pela seleção natural de Darwin. O ovo veio primeiro, chocante! Afinal, a germinação de uma vida se dá pelo ovo, por isso ele vem antes da galinha.

O que são as manchinhas nos olhos depois de olhar para a luz?

Já ficou apertando seu olho fechado, para ficar observando aquela manchinha insistente? Esses são os pontos cegos dos olhos, causados pelos fotorreceptores da retina. Após um tempo de recuperação, a visão é “normalizada”, então pode relaxar!

Publicidade

A zebra é preta com listras brancas ou brancas com listras pretas?

Crédito: Revista Galileu

Os cientistas vieram tirar essa pulga atrás da orelha e resolveram o dilema: a zebra é preta com listras brancas, por conta de as listras brancas apenas serem a ausência da pigmentação natural (preta).

Por que você pode se parecer muito com algum parente antigo?

Relaxe, isso é explicado pela genética! Afinal, existem genes recessivos e dominantes que permitem que algumas características sejam mais aparentes do que as outras. Nem sempre eles se manifestam na próxima geração, podendo ficar aparentes apenas nos netos, justificando essa semelhança!

O tempo passa mais rápido com a idade?

A percepção do tempo varia de pessoa para pessoa, dependendo da velocidade de processamento do cérebro. Como o cérebro jovem processa as informações mais rapidamente, parece que tudo passa mais devagar. De um certo modo, é verdade – então – que o tempo passa mais rápido com o decorrer da idade, pelo menos a percepção do tempo…

Por que o gato fica olhando para o nada? Será que é fantasma?

Crédito: Abril

Não, os gatos não estão encarando fantasmas! Na realidade, eles encaram o espaço vazio quando estão começando a relaxar para dormir. E como você já deve saber, eles são bem dorminhocos. Além disso, eles também podem estar escutando algo ou farejando alguma coisa nova, super concentrados.

Publicidade

O que explica o déjà-vu?

Já teve aquela sensação super rápida de que algo já tinha acontecido antes? Esse é o déjà-vu que, para os Freudianos, é explicado por um desejo secreto intenso ou algum trauma do passado. Já para os neurocientistas, é por um erro de curto prazo do cérebro, influenciado pelo cansaço, estresse e muitos outros fatores.

Então, qual foi a sua curiosidade de infância mais te intrigava? Compartilhe nos comentários e veja quantas pessoas tinham a mesma dúvida!

Sair da versão mobile