Você já deve ter visto – e até preparado receitas – que levam cúrcuma ou açafrão. No Brasil, popularmente, esses dois nomes representam a mesma especiaria. Mas, na verdade, é um erro acreditar que cúrcuma é o mesmo que açafrão.
Características e benefícios da cúrcuma
A cúrcuma é um tumérico muito parecido com o gengibre, só que o seu interior é de um tom alaranjado intenso. Essa especiaria também é conhecida como açafrão-da-terra. Mas, o correto é chamar de cúrcuma, pois seu nome científico é Curcuma longa.
Geralmente é vendido em pó e serve principalmente como tempero para a comida, mas pode ser usada para fazer chá, máscara para a pele, entre outras preparações.
Seu composto bioativo mais importante é a curcumina. Ela é um pigmento fenólico que faz com que a cúrcuma tenha uma cor amarelada-alaranjada e um leve amargor no sabor.
Esse composto tem uma potente ação antioxidante que protege as células de todo o corpo da oxidação causada pelo excesso de radicais livres. Assim, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e várias doenças.
Esse ingrediente também é um ótimo anti-inflamatório, auxiliando no tratamento e redução dos processos inflamatórios que estejam causando dor.
Entre seus benefícios à saúde estão:
- Controle da diabetes
- Controle dos sintomas de Alzheimer
- Melhora das funções cerebrais
- Melhora das funções gastrointestinais
- Prevenção de câncer e doenças degenerativas
- Prevenção e alívio dos sintomas de artrite
- Redução do colesterol
Veja também: Como plantar cúrcuma em casa
Características e benefícios do açafrão
O verdadeiro açafrão é este: extraído da flor Crocus sativus, cultivada quase totalmente no Irã. Essa flor contém uns fiozinhos vermelhos chamados de pistilos, que são o açafrão em si.
A colheita desses pistilos é feita manualmente e, para colher apenas 1 quilo, é necessária uma plantação equivalente a dois campos de futebol. Por isso é a especiaria mais cara do mundo, com o apelido de ouro vermelho.
Para garantir que está comprando o produto certo, compre apenas em lojas especializadas e na forma dos pistilos inteiros. Versões em pó podem conter misturas, principalmente se tiverem um preço muito acessível.
Quanto às propriedades medicinais, pode-se dizer que a cúrcuma é o mesmo que açafrão. Isso porque ambas as especiarias são poderosos antioxidantes que atuam em todo o corpo, prevenindo e aliviando problemas causados pela inflamação das células.
Mas, não é só isso que o açafrão oferece de bom. Ele também possui propriedade antisséptica, antidepressiva, anticancerígena, digestiva, vitamina A, B (ácido fólico), C e magnésio que favorece a absorção do cálcio.
Suas riboflavinas, que também são da classe das vitaminas, ajudam a metabolizar gordura, açúcar e proteína.
Entre seus benefícios à saúde estão:
- Anti-inflamatório
- Redução do mau colesterol e os triglicérides
- Prevenção do câncer
- Saúde dos olhos
- Prevenção de doenças que afetam o cérebro, como Alzheimer e Parkinson
- Absorção de cálcio para ossos e dentes
- Alívio de alguns sintomas da TPM
Aproveite e veja: Como plantar açafrão em casa: dicas do plantio à colheita
Atenção! As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados, mantenha um estilo de vida saudável.