Se existe a expressão “panela velha é que faz comida boa”, talvez devesse virar “panela de barro é que faz comida boa”. Essas panelas, usadas há muitos anos antes de existirem as feitas nos materiais modernos, realmente deixam o alimento com um sabor mais especial. Mas para isso não basta comprar e começar a usar, precisa primeiro curar panelas de barro. Veja como se faz.
2 Formas de curar panelas de barro
O processo de curar panelas de barro serve como proteção para que o utensílio fique mais resistente a danos causados pelo calor e pelo manuseio no dia a dia.
1. Curar panelas de barro com alho e vinagre
O primeiro método é bem simples. O alho vai tampar os poros do barro, protegendo a panela contra infiltração. O vinagre vai desinfetá-la.
Ingredientes
- Água fria: suficiente para cobrir a panela;
- Vinagre: meia xícara;
- Alho fresco: meio dente.
Modo de fazer
1. Encha a pia ou um tanque com água fria e limpa e mergulhe a panela dentro. Deixe-a de molho durante 12 horas. Depois escorra e seque.
2. Corte meio dente de alho e esfregue em todo o interior da panela.
3. Encha a panela até a borda com água limpa e misture o vinagre.
4. Leve a panela para o fogo médio até a água ferver. Não use fogo alto porque a ideia é que a panela aqueça lentamente.
5. Mantenha fervendo até evaporar quase toda a água, sobrando apenas a quantidade equivalente a meia xícara de líquido.
6. Desligue e deixe esfriar completamente.
2. Curar panela de barro com óleo
Essa dica é mais simples do que a primeira, se você estiver com disposição para besuntar as mãos com óleo.
Ingredientes
- Alho: 1 dente;
- Óleo de cozinha: suficiente para besuntar a panela.
Modo de fazer
1. O primeiro passo é lavar a panela normalmente e deixá-la secar,
2. Depois, esfregue o dente de alho por toda a panela, dentro e fora, e na tampa também.
3. Em seguida, coloque óleo dentro da panela e espalhe por tudo, deixando uma quantidade média de 3 colheres de sopa no fundo. Passe o óleo por fora e na tampa também, mas sem exagero.
4. Tampe a panela e leve ao fogo baixo, ficando de olho sempre. Quando secar por fora, abra devagar, cuidando com o vapor, para ver como está dentro. Se as laterais internas estiverem secas, desligue. No fundo ainda vai ter um pouco de óleo.
5. Então tampe a panela de volta e deixe-a esfriar totalmente para depois lavar outra vez e poder usar. Não coloque a tampa em outro local ou vai estourar.
Dicas para usar a panela de barro
Quando for usar a panela para fazer pratos fortes com frutos no mar, como moqueca e paella, para que o cheiro não fique impregnado na panela a dica é lavá-la antes de usar e, ainda molhada, aplicar uma camada de azeite dentro e levar ao forno alto por 1 hora e meia. Antes de usar, deixe-a esfriar completamente.
Outra dica é sobre a lavagem após o uso, que é muito simples, basicamente a mesma de qualquer louça. Você deve deixá-la cheia de água de molho para amolecer a sujeira. Depois lavar com sabão e esponja macia, nunca de aço. Se tiver ficado muito tempo sem usar, faça outra vez o processo de cura antes.
Conheça quais são os tipos de panelas mais usadas em fogão a lenha e como limpá-las.