Vamos falar de bebês, neste caso, das cólicas que os atormentam tanto. De forma a impedir as cólicas, vindas do acúmulo da entrada de ar no estômago, você deve provocar o arroto do bebê. Isto porque o sistema digestivo de um neném, até aos três meses, não se encontra devidamente amadurecido. Por isso, sempre que ele é alimentado, seja na mama ou na mamadeira, alguém deve incitar o processo de arrotar.
Se for pai, mãe ou toma conta de um bebê, deve conseguir perceber qual a altura certa para intervir – a cada 60 ou 90 ml de leite ingerido ou na altura em que a mama é alterada. Desta maneira, o amontoamento de ar e as dores incômodas na barriga da pequena criança serão menores.
Neste momento, você já é capaz de saber o que fazer para parar as dores mas, falta aprender as posições que facilitam a remoção de gases.
Bebê sentado
Sendo um bebê já crescido e que saiba se sentar, posicione-o sentado e faça massagens nas costas, dando alguns tapinhas suaves nelas também. Verá que os gases sairão mais facilmente.
Braços
É a posição mais frequente. Ponha o bebê nos braços, deixando a sua cabeça sobre os ombros. Depois, massageie de forma circular as suas costas.
Pernas
Posicione, no colo, o bebê de barriga para baixo. Depois, aplique suaves tapinhas de maneira a aliviar os gases.
Se o seu bebê tiver bastantes dificuldades com os gases e refluxos, irá manifestar verdadeiro incômodo com isso. Nesse caso, convém que ponha o bebê a arrotar de cinco em cinco minutos.
Veja como se realizam essas técnicas na imagem:
Aprenda mais algumas técnicas:
Bicicleta
Posicione o bebê de costas, agarrando os seus calcanhares. Depois, faça gestos delicados, fazendo de conta que está a pedalar.
Toalha
Deite na barriga do neném uma toalha morna durante dois minutos.
Pernas
Muitas pessoas conhecem e usam esta técnica. Coloque o bebê deitado de barriga para cima e faça gestos em suas pernas, puxando e empurrando, de forma suave, para que seja aplicada alguma pressão no estômago.
Massagens
Ponha o neném deitado e massageie, com gestos circulares, no sentido dos ponteiros do relógio, a barriga. Irá acalmar as dores dele.
Muita gente julga que a alimentação do bebê deve ser contínua e sem pausas, o que é errado. Sempre que notar inquietação nele, você deve intervir para que as dores sejam atenuadas e os gases removidos. Por isso, só precisa experimentar algumas das técnicas que você aprendeu conosco.
Fonte: http://gravidez.online/curar-gases-colicas-bebe/