Menu

Os 8 movimentos de yoga feitos com as mãos para melhorar sua saúde

Você conhece sobre a prática da yoga? Já ouviu falar em mudras? Neste artigo explicamos o que são e como usá-los em benefício da sua saúde.

Publicidade

Yoga é uma prática oriental que reúne cada vez mais adeptos pelo mundo. A razão é porque ela realmente surte um efeito positivo no corpo e na mente de quem a pratica. E este efeito não é psicológico ou paliativo. A prática da yoga é tão profunda e completa que acaba tornando-se um estilo de vida.

Seus efeitos já convenceram a medicina ocidental, que estudou e comprovou o aumento de atividades nervosas responsáveis pelo relaxamento e fluidez dos sistemas do corpo durante e após a prática da yoga.

De acordo com o médico Halland Chen, especialista no assunto, alguns dos grandes benefícios que a prática regular da yoga promove no organismo são o poder de redução do estresse diário e o controle gradual de problemas como depressão, ansiedade, de memória e de concentração.

Tudo isso ocorre pois a yoga é baseada no controle da respiração, na meditação e na expansão da consciência ao proporcionar o contato particular com o ser e o estar de cada pessoa em relação ao mundo e a si mesma.

Publicidade

Além dos movimentos executados com o corpo todo, o Dr. Chen lembra que na tradição da yoga existem gestos rituais feitos com as mãos e os dedos, chamados mudras, capazes de redirecionar o fluxo de energia para o corpo, estimulando áreas específicas do cérebro.

Junto da meditação ou dos exercícios de respiração, os mudras têm o poder de agir sobre doenças e de melhorar a saúde.

Dentro do contexto esotérico em que estão inseridos, nos mudras cada dedo corresponde a um elemento: fogo, terra, ar, água e éter, este último, representa o espaço.

8 mudras para praticar e melhorar a saúde

Agora que você pode se aproximar um pouco mais desse universo, aprenda 8 formas de executar mudras e receber benefícios para sua saúde física e mental.

Publicidade

1. Gyan Mudra

Este mudra tem o poder de aumentar o conhecimento, auxiliando na concentração e na memória. Ele age sobre as glândulas pituitárias, localizadas no cérebro, atuando em favor da cura da insônia.

Para realizá-lo, una a ponta do dedo polegar ao indicador. É o movimento de mudra mais conhecido. Reserve um momento do dia, especialmente pela manhã, para ficar nesta posição por alguns minutos. Pode ser deitado, de pé ou sentado.

2. Prana Mudra

Realize este mudra para equilibrar as energias de todo o corpo, revitalizando e melhorando o sistema imunológico.

Publicidade

Toque as pontas do polegar, do mindinho e do anelar, deixando retos os demais.

3. Vayu Mudra

A atuação deste mudra está na liberação do ar que está em excesso no estômago. Ele tem o poder de atuar sobre doenças como artrite, Parkinson, gota, espondilite cervical e paralisias.

Para executá-lo, dobre o indicador e posicione sobre a parte de dentro do polegar, até a primeira dobra do indicador, formando um pequeno círculo. O polegar fica por cima, exercendo uma leve pressão. Os demais dedos permanecem bem esticados.

Publicidade

Quando estiver sentindo dor por conta de uma das doenças que este mudra é capaz de aliviar, segure os dedos nesta posição por 45 minutos. Repita diariamente até sentir o alívio. Depois, pare de praticar para que não haja desequilíbrio do corpo.

4. Agni Mudra

Também conhecido por Surya Mudra, que é o Mudra do Sol, ele é indicado para pessoas com problemas de peso, ansiedade e tireoide.

A forma de realizar é parecida com a anterior, porém com o anelar dobrado pressionando até a segunda falange (ossinho da dobra do dedo). Os demais dedos ficam esticados.

Publicidade

Ele deve ser praticado duas vezes ao dia, começando sempre de manhã. Fique na posição de 5 a 15 minutos.

5. Prithvi Mudra

Para quando se sentir muito estressado ou cansado, este mudra pode ajudar, ativando a circulação e reduzindo a fraqueza.

Para realizá-lo, toque as pontas do dedo anelar e polegar. Pressione estes dedos levemente um contra o outro e mantenha os demais esticados.

Publicidade

Pode ser feito a qualquer hora do dia, mas resulta melhor quando praticado pela manhã.

6. Shunya Mudra

Este mudra é focado nos problemas de ouvido, inclusive para quem tem problemas de audição.

Dobre o dedo do meio, colocando o polegar sobre ele. Pressione o osso mais perto da ponta do dedo médio contra a base do polegar. Os demais dedos ficam o mais retos que conseguir.

Publicidade

Deve ser praticado com muita concentração quando tratar de dor de ouvido. E assim se surtirem os efeitos, deverá suspender a prática.

7. Varun Mudra

O Mudra da água atua na regulação dos líquidos corporais, deixando a pele hidratada.

Para fazer, toque as pontas do polegar e do mindinho levemente. Deixe os demais dedos retos.

Publicidade

O melhor é praticá-lo sentado, sem apertar muito na ponta do mindinho, e deve evitar essa posição se tiver problemas respiratórios.

8. Apanu Vaya Mudra

Para finalizar, o mudra que fortalece o coração. Pode ser feito todos os dias por pessoas que sofreram ataque cardíaco.

Deve-se juntar as pontas do polegar, do anelar e do dedo do meio. Apenas com o mindinho esticado, o indicador vai tocar a base do polegar, fazendo leve pressão.

Publicidade

Para quem deseja tratar problemas cardíacos, deve realizar este mudar sempre que puder, durante 15 minutos cada sessão.

Agora que já conhece os mudras e seus benefícios, é só começar a praticar e compartilhar com as pessoas que gostaria de ajudar! Veja nesse vídeo como fazer cinco desses movimentos:

Leave a Reply

Sair da versão mobile