Menu

Cupim no jardim: veja como identificar e combater

Esteja sempre de olho nas árvores do seu jardim para identificar uma possível infestação o quanto antes e acabar com ela

Crédito: Freepik

Publicidade

Uma infestação de cupins ocorre com facilidade quando o reis e rainhas da colônia de cupins estão presentes. Isso porque uma rainha pode viver por até 30 anos e colocar mais de 30 mil ovos por dia.

Os cupins têm um importante papel no ecossistema, pois servem de alimento para outros animais e atuam na decomposição da madeira. Mas, se deixá-los se reproduzir demais, eles podem acabar com as árvores do seu jardim e invadir a sua casa. Então, veja como identificar a presença de cupins e o que fazer para eliminá-los.

O que leva ao aparecimento de cupins no jardim?

Crédito: Reprodução

Quando você não tem os cuidados adequados com as árvores do seu jardim, os cupins podem fazer uma colônia nelas. Se o ataque for severo, a árvore pode cair, e isso ocorre quando as podas são malfeitas, quando não há espaço para o enraizamento ou quando a planta está com deficiência de nutrientes.

Como saber se uma árvore tem cupins?

Você precisa observar as árvores do seu jardim de perto para identificar a presença de cupins. Esses insetos criam caminhos semelhantes a tubos ou cordões terrosos por onde eles passam para levar e trazer alimentos e material para construção dos ninhos. Fique de olho nesses “caminhos”.

Publicidade

Se mexer nesses caminhos, vai notar que os insetos começarão a aparecer, aí terá certeza da presença de muitos outros cupins. Os que passam por esses caminhos são os operários e os soldados que os protegem enquanto trabalham. Veja na foto abaixo como é um cupim:

Crédito: Reprodução

Além disso, a árvore infestada por cupins poderá ter revoadas de aleluias ou siriris saindo de dentro de seus troncos ocos. As folhas vão cair em abundância fora de época, os galhos vão secar, os troncos vão ficar rachados e ocos, a florada vai ser tardia, precoce ou não ocorrer.

Como matar os cupins?

Matar uma grande colônia de cupins não é tão simples como tratar de cochonilhas e pulgões nas plantinhas. Os cupins, por serem muitos, precisam de um tratamento químico com veneno, de acordo com a espécie e na quantidade adequada para acabar com o problema.

Então, em uma infestação, o que deve ser feito é contratar um profissional especializado, que pode ser um dedetizador, para vir analisar o local da infestação e aplicar o tratamento adequado. Não é indicado fazer isso por conta própria, pois há o risco de matar outras plantas e até prejudicar a própria saúde.

Publicidade

Isca com veneno para cupins

Uma alternativa que você pode tentar antes de chamar um profissional, e se não tiver crianças nem animais de estimação no seu terreno, é fazer iscas para cupins. São iscas de papelão, que atrai os cupins por causa da celulose, e com um veneno chamado Econin. Veja no vídeo como fazer:

Sair da versão mobile