O seu polvo fica duro e parece elástico? Com esta dica o seu polvo cozido ficará sempre tenro e macio.
Existem dezenas de truques e dicas para o polvo ficar tenro e suculento. Mas será que todos resultam? Neste vídeo podemos ver um chef a cozinhar o polvo, e apesar de não podermos provar, acreditamos que ficou tenro e saboroso.
Em tempos longínquos, em algumas aldeias próximas da costa portuguesa, havia o costume de bater no polvo com um pau de madeira forte. É sem dúvida um método que resulta, mas que caiu em desuso por violento e também porque suja tudo à volta. No entanto se tem de um quintal ou espaço grande e quer cozinhar um polvo que esteja fresco, o resultado é garantido 100%: depois de algumas pancadas ao longo de todo o polvo, ele fica tenrinho. Existe quem substitua esta metodologia por outras menos “agressivas”: colocar o polvo dentro de um saco de plástico e passar com um rolo de cozinha com bastante força, por várias vezes, um pouco como se estivéssemos a estender a massa.
8 Dicas para o seu polvo não ficar tipo pastilha elástica
- Bata no polvo com um pau de madeira
- Antes de cozer polvo, coloque-o dentro de um saco plástico e passe o rolo de cozinha
- Aplique choques térmicos ao polvo. Com ele ainda congelado, coloque-o dentro de água a ferver e retire-o (assiste ao vídeo para aprender a técnica).
- Cozer o polvo com uma cebola
- Congelar o polvo antes de cozinhar
- Cozer o polvo com a sua própria água
- Colocar uma rolha na cozedura do polvo
- Colocar na máquina de lavar roupa na parte da centrifugação
E você? Qual técnica usa?
Cozer polvo – Tecnica de choques térmicos
Choques térmicos é uma técnica fácil de fazer e muito efetiva para obter um polvo suculento e macio. Aprenda como se faz!
Tempo de preparação:40-45 min
Ingredientes:
- 1 polvo
- 1 cebola média
Preparação:
Congele o seu polvo. Quando ele estiver bem congelado, mergulhe-o numa panela com a água a ferver e logo tire-o da água. Volte a mergulhá-lo e tire-o outra vez. Mergulhe o polvo novamente e agora deixe-o cozinhar durante 40-45 minutos. Adicione uma cebola média descascada. O tempo depende do tamanho do polvo. Fique atento e quando ele ficar bem cozido e macio, tire-o da água.
Assista ao vídeo para ver esta técnica na prática.
Polvo cozido faz parte de diferentes receitas como, por exemplo arroz de polvo malandrinho. Aprenda a receita AQUI.