Quem nunca teve um animal de estimação não sabe o que está perdendo. Esses bichinhos alegram o dia a dia e são ótimos companheiros. Cuidar deles, no entanto, pode ser um pouco trabalhoso, além de requerer tempo e investimento financeiro. Veja, portanto, dicas de como cuidar de animais de estimação, para que você não cometa erros e os deixe felizes e saudáveis.
6 Dicas para cuidar de animais de estimação
Lembre-se que um animal doméstico é como um filho, por isso trate-o com carinho e com cuidado. Se você não está pronto financeiramente ou não tem tempo suficiente para investir nos cuidados do seu animalzinho, repense a possibilidade de esperar mais um pouco para ter um. Veja algumas dicas!
1. Cuidados médicos
Logo que o seu animalzinho desmamar, você deve levá-lo ao veterinário para que esse possa vacinar e desverminar o animal. Isso pode ser com 2 a 4 meses de idade. Durante a fase adulta do animal, você precisa levá-lo pelo menos uma vez ao ano para que o veterinário possa aplicar vacina contra raiva e outras doenças comuns que podem variar para cada espécie.
2. Saúde física
Assim como você, o seu animal também depende de exercícios físicos para manter o corpo saudável, por isso lembre-se de sempre levá-lo para passear.
3. Higiene
Os banhos para cada animal podem variar. Os cães são animais muito ativos e brincalhões, por isso sujam-se com mais facilidade e podem tomar 1 banho por mês. Já os gatos são animais que se autohigienizam e que podem tomar banho a cada 2 ou 3 meses.
Esse mesmo tempo vale também para os coelhos, pois esses têm pelos grossos e não é recomendado que tomem muitos banhos devido a umidade que pode fazer com que desenvolvam-se fungos.
4. Alimentação
Confirme com o veterinário do seu animal a alimentação ou a ração mais apropriada para o seu bichinho, pois cada animal tem diferentes necessidades nutritivas.
É importante também manter horários regulares para as refeições, pois alguns animais podem se descontrolar e devorar a comida por completo ao ver a vasilha cheia de ração. Porém, algumas raças necessitam realmente de horários corretos para se alimentar.
5. Identificação
A identificação do seu animalzinho pode fazer toda a diferença. Identifique-o com coleira ou microchip, para que você consiga recuperá-lo caso ele se perca. Coloque o seu número de telefone atrás do pingente da coleira para que a pessoa que o encontrar possa contatá-lo com mais facilidade .
6. Não deixar o animal sozinho
Cuidar de animais de estimação não é fácil. Evite deixar seu animalzinho sozinho, pois eles ficam estressados, tristes e ansiosos. Opte por deixá-lo em um hotel para animais ou na casa de amigos e ou de familiares durante o tempo em que estiver fora.