Sabia que a alimentação, a genética e o sistema imunológico estão também ligados à queda de cabelo? Pois se não sabia, este artigo é para você! Atente nas curiosidades que se seguem.
Se o nosso organismo for saudável e fortalecido, reduz as possibilidades de queda de cabelo. O mercado cosmético e dos produtos para o cabelo é um mercado multimilionário mundial e, é verdade, que muitos dos produtos aparentam deixar o cabelo mais bonito e saudável. Contudo, na verdade, eles só fazem um tratamento superficial, não curam a verdadeira causa da queda ou do aspeto mais rugoso, seco ou frágil.
Em contrapartida, existem vários tratamentos naturais, com ingredientes não processados e sem efeitos colaterais, que qualquer um pode aceder e fazer em casa. Estes procedimentos naturais irão ajudar a fortalecer o seu cabelo, tanto no aspeto como na saúde dele mesmo. Tome nota de algumas dicas e fique com um cabelo de meter inveja:
- Óleo de rícino:
É um óleo muito espesso que pode atenuar com óleo de amêndoa ou óleo de coco. Contém vitamina E e ômega 9, o que ajuda a manter um cabelo saudável. Só precisa de aplicar no couro cabeludo e massajar, depois deixar atuar por uma hora e, para finalizar, enxaguar com xampu suave ou natural.
- Azeite, mel e ovo
Misture numa tigela uma colher de chá de azeite, mel e ovo. Mexa até formar uma pasta sedosa. Aplique o preparado no seu cabelo e no couro cabeludo, deixando ficar por 20 minutos. De seguida, passe por água morna e enxágue com um xampu suave.
O mel será importante para um crescimento saudável, graças aos seus antioxidantes e nutrientes.
- Máscara de clara de ovo
Aplique a clara do ovo no couro cabeludo e deixe atuar por 15 minutos. É excelente para o tratamento dos seus fios do cabelo, graças às suas propriedades ricas em ferro, proteína e zinco.
- Alho
Fácil de arranjar na cozinha, o alho tem propriedades medicinais excelentes que permitem controlar a perda do cabelo.
Para tratar o seu cabelo, pegue em 7 ou 8 dentes de alho, esmague e ferva em azeite. Deixe esfriar e depois coloque no couro cabeludo. Repita este processo regularmente.
- Óleo de alecrim
É usado como tônico capilar e estimula o crescimento do cabelo saudavelmente, prevenindo a queda de cabelo.
O que necessita:
- Pote de vidro com tampa e boca larga
- Azeite extravirgem de oliva
- Ramos de alecrim fresco
- Coador
- Tigela
Como preparar:
- Escolha uma quantidade de alecrim, lave e coloque dentro do pote de vidro.
- Deite azeite de oliva e tape. Deixe o frasco repousar num local fresco por 30 minutos.
- Posteriormente, para finalizar, coe o líquido numa tigela e ponha o óleo de alecrim num pequeno recipiente fechado.
Deixe sempre o óleo num lugar fresco e escuro, mas não se esqueça que a sua validade é de apenas 2 semanas.
Agora a hora de aplicar no cabelo: Lave o seu cabelo com uma mistura de duas colheres de sopa de xampu suave com duas colheres de sopa de óleo de alecrim.
- Cebola
Rale 2 ou 3 cebolas e extraia o suco. Aplique no couro cabeludo e deixe atuar por 30 minutos. Depois lave com um xampu suave. As propriedades da cebola irão auxiliar na formação de colágeno e no crescimento do cabelo.
- Babosa ou erva de aloés
De todos os truques que já referimos, este é capaz de ser o mais eficaz. A babosa atua como um condicionador que melhora a qualidade do seu cabelo. Este fica naturalmente mais suave e sedoso.
Para tratamento, misture duas colheres de sopa de um xampu suave com um colher de sopa do gel de babosa. Adicione leite de coco e meia colher de germe de trigo. Deixe atuar nos seus cabelos por alguns minutos e depois, é só enxaguar bem.
- Óleo de vitamina E
Este óleo é rico em antioxidantes e ajuda na estimulação do sangue do couro cabeludo, participando no aumento do oxigênio no corpo.
Para tratamento, basta você aplicar e massajar o couro capilar. Deixe o óleo atuar durante a noite e só enxágue no dia seguinte, com um xampu natural.
- Batata-inglesa
É um alimento que estimula o crescimento do cabelo e, devido aos nutrientes que esta contém, a batata-inglesa é bastante benéfica para a nossa saúde. Falamos de vitamina A, B e C, que vão tornar o nosso cabelo nutrido. Por isso, é ideal para cabelos quebradiços e frágeis.
Misture numa tigela uma xícara e meia de suco de batata com uma colher de chá de mel, água e ainda uma gema de ovo. Aplique no cabelo úmido e deixe atuar por meia hora. Depois é só retirar, lavando o cabelo com um xampu suave. Este tratamento deve ser repetido uma vez por semana.
- Suco de limão
É sabido que o limão é um cítrico que engloba muitos nutrientes e grandes capacidades antioxidantes. Fazem parte deste fruto a vitamina C e o ácido fólico, que são quase como um remédio natural para o cabelo.
Apenas precisa de misturar uma colher de sopa de suco de limão e duas colheres de coco ou azeite de oliva. Coloque no couro capilar e deixe agir por uma hora. Posteriormente, você deve enxaguar com um xampu suave. Tente sempre fazer este tratamento à noite, mas não se esqueça de não se expor ao sol no dia seguinte.
- Feno-grego
Produto composto por lecitina e outras proteínas, que irão auxiliar fortemente na hidratação dos fios do cabelo e no fortalecimento dos mesmos.
Para fazer o remédio, é só colocar em água uma xícara de sementes de feno-grego e deixar de molho durante a noite. No dia seguinte, de manhã, pegue no liquidificador e bata a mistura até formar uma pasta.
Antes de aplicar no couro cabeludo, é importante que aplique um pouco de óleo de coco no cabelo e só depois a pasta. Deixe atuar por uma hora e depois, é só passar água morna e xampu.