Menu

5 Cuidados importantes para quem lava o cabelo à noite

Se não tiver outra opção, veja o que deve fazer para evitar que o cabelo fique danificado ao ser lavado à noite

Crédito: Freepik

Publicidade

Quando tiver opção é sempre melhor lavar o cabelo durante o dia para que dê tempo de secar naturalmente até de noite. Assim, você evita o uso frequente de secador, pois resseca os fios. Mas, nem sempre é possível e a única solução é lavar o cabelo à noite. Nesse caso, veja quais são os principais cuidados a ter para mante o cabelo forte, bonito e saudável.

Lavar o cabelo à noite faz mal?

O problema não é lavar o cabelo à noite, mas sim, ir dormir com ele molhado ou úmido. O couro cabeludo pode desenvolver fungos por causa da umidade abafada na roupa de cama, os fios tendem a ficar mais oleosos, fracos, opacos e quebradiços, pois o processo de nutrição é afetado.

Além disso, o desconforto de dormir com o cabelo úmido pode acarretar em efeitos colaterais, como dores de cabeça e sono prejudicado. Então, se precisar lavar o cabelo à noite, programe-se para secá-lo por completo antes de ir para a cama e veja outras dicas que vão ajudar.

1. Prefira uma lavagem mais leve e rápida

Isso significa que, quando precisar lavar o cabelo à noite, é melhor preferir apenas lavar normalmente com xampu e condicionador, sem fazer hidratação ou aplicar leave-in, pois esses produtos deixam o cabelo mais pesado e difícil de secar. Prefira, também, um shampoo e condicionador mais leves, com ação adstringente (para controle de oleosidade).

Publicidade

2. Use uma toalha de microfibra

Depois do banho, escorra bem o cabelo e envolva-o em uma toalha de microfibra só por alguns minutos. Será o suficiente para enxugar boa parte da água que ainda está no cabelo, e esse material da toalha ajuda a ter menos frizz, pois causa menos atrito com os fios.

3. Penteie o cabelo

Depois de deixar a toalha no cabelo por alguns minutos, penteie o cabelo ainda úmido. Se estiver com muitos nós, aplique um pouco de creme para pentear, mas não exagere. Lembre-se de começar das pontas até a raiz para ter nós menores e mais fáceis de desembaraçar. Se deixar para fazer isso no dia seguinte, não vai dar certo.

4. Seque o cabelo

Por fim, seque totalmente o cabelo antes de ir dormir. Lavar o cabelo à noite é sinônimo de usar o secador, sempre.

Para evitar que os fios fiquem muito danificados e ressecados, aplique uma fina camada de protetor térmico e depois use o secador até que o couro cabeludo esteja seco.

Publicidade

Se você ainda for demorar algumas horas para dormir, não faz mal deixar o cabelo levemente úmido. O importante é estar bem seco para deitar no travesseiro.

5. Durma com uma fronha de cetim

Por fim, se puder, compre uma fronha de cetim (ou faça em casa), pois esse material faz o cabelo escorregar, gerando menos atrito. Como você não vai fazer uma finalização com leave-in antes de dormir, a fronha de cetim evita que o cabelo acorde cheio de frizz, e fica mais fácil arrumá-lo.

Mas, atenção: aqui a dica é da fronha, e não da touca de cetim. Como o seu couro cabeludo pode ficar um pouco úmido, mesmo depois de secar, a touca vai abafar essa umidade, e isso não é bom para a saúde dos fios.

Publicidade
Sair da versão mobile