Cuidar da saúde dos joelhos é essencial para que você possa realizar suas atividades com tranquilidade. Isso porque, quando está lesionado ou dolorido, atrapalha não só a locomoção, mas também a produtividade. E é exatamente durante as atividades físicas que as piores lesões podem acontecer. Veja então quais são os principais cuidados com seus joelhos.
1. Reforce a musculatura
Se você reforçar a musculatura dos joelhos, ela irá proteger suas articulações. Isso porque vão suportar mais peso e exigir menor esforço do conjunto. Além disso, reduz as chances de sofrer alguma lesão mais séria. Porém, é fundamental que você faça isso com o acompanhamento de um profissional qualificado. Entre eles, estão o fisioterapeuta e o personal trainer.
2. Alterne com mais de uma atividade
Certamente você tem um esporte favorito, mas é fundamental alternar. Isso porque provavelmente eles utilizarão grupos musculares diferentes. Consequentemente, não irão sobrecarregar e causar lesões. Em outras palavras, você pode, por exemplo, alternar entre natação e corrida, ou pedalar e ir à academia. No dia a dia, procure evitar movimentos repetitivos e sempre alternar as atividades, principalmente se tiver que pegar muito peso.
3. Faça um bom aquecimento
Muita gente subestima a importância de um aquecimento adequado antes do esporte. Ele é fundamental para aumentar a temperatura dos músculos, a irrigação sanguínea, reflexos e impulsos nervosos. Além disso, ajuda a incrementar a velocidade da contração dos músculos e também a consciência corporal. Ou seja, deixa tudo pronto para começar o treinamento sem lesões. Ele também é perfeito para começar o dia com a energia lá no topo.
4. Lembre-se de alongar
Ao terminar a atividade física, os músculos do joelho estão contraídos – assim como os de todo o corpo. Se você faz um bom alongamento, ajuda a estirar as fibras musculares. Assim irá sentir menos dor e ter um melhor desempenho na próxima atividade. Além disso, reduz consideravelmente as chances de ter uma lesão. Faça também durante a manhã, ao acordar e antes de dormir.
5. Entenda os movimentos e faça corretamente
Fazer agachamento com os joelhos juntos pode destruir suas articulações do joelho, sabia? Entender os movimentos é fundamental para evitar esse tipo de problema. Isso porque, ao fazer a atividade corretamente, está colhendo os resultados esperados e também evitando problemas futuros.
6. Cuide dos seus pés também
Cada pessoa tem um tipo de pisada, às vezes mais para dentro ou para fora. Também há quem tenha os pés mais planos, o que pode causar problemas futuros. A forma com que seus pés tocam o chão interfere diretamente nos seus joelhos. Tanto que pode causar má formação, dores e problemas articulares graves. Vá a um ortopedista e peça uma avaliação da sua pisada e a recomendação do tênis ideal, facilmente encontrado em qualquer loja de esportes.
7. Evite o sobrepeso
Nem se precisa falar que o excesso de peso é prejudicial às articulações do seu joelho. Por mais que você cuide dos outros aspectos, eles sempre estarão sob maior pressão do que podem suportar. O caminho é realmente emagrecer alguns quilinhos e, voltando ao ponto 1, reforçar a musculatura dos joelhos.
Aproveite e veja: Joelho que faz barulho — quando se preocupar?