Apesar de as mulheres grávidas terem muita liberdade para praticar exercícios e se alimentarem, sabemos que há restrições para que nem a mãe nem o bebê se prejudiquem. Afinal de contas, este é um período delicado e querer algumas ações especiais. Existem cuidados que toda grávida deve ter.
Se você é mãe de primeira viagem, pode não saber que esses cuidados abaixo devem ser evitados durante a gestação. Se já sabia, passe a informação para suas amigas futuras mamães protegerem seus bebês.
1. Evite banhos quentes
Durante a gravidez, especialmente no começo, não é recomendado que o corpo da mãe ultrapasse a temperatura dos 38,9 graus. Por isso, os banhos ideais são aqueles que ficam abaixo desse nível. Segundo obstetras, temperaturas muito altas podem afetar o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.
2. Evite certos tipos de peixe
Pelo fato de alguns peixes conterem uma grande quantidade de mercúrio, como atum, peixe espada e tubarão, é indicado evitar o consumo durante a gestação, pois há o risco de afetar o desenvolvimento neurológico da criança.
Veja também: Grávida pode comer camarão?
3. Evite excesso de cafeína
A cafeína provoca reações no organismo que é melhor serem evitadas na gestação, já que é uma substância muito forte. Prefira bebidas leves e mais fracas. Se for tomar café, chá ou refrigerante, cuide para ingerir apenas uma xícara ao dia.
4. Não faça dietas restritivas
Durante a gestação é preciso que a mãe consuma todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê, por isso, nada de dietas restritivas. Não significa que possa comer à vontade em excesso, o ideal é sempre o equilíbrio. Consulte um nutricionista para saber exatamente quais alimentos são indicados para esse período.
5. Não fume
Esta dica é a mais conhecida. Toda gestante (e também quem não é), sabe que o cigarro é absolutamente nocivo para a saúde e afeta o desenvolvimento do bebê. Então, nada de drogas neste período e nem durante amamentação.
6. Evite bebidas alcoólicas
Por fim, reduza consideravelmente a quantidade de álcool durante a gestação. Essa substância fica no sangue e acaba sendo transmitida para o bebê, que definitivamente não precisa dela para se desenvolver com saúde.
Fique atenta a esses cuidados que toda grávida deve ter! Sua saúde e do bebê é o que mais importa agora.