As festas de final de ano estão chegando e já tem quem pense com saudades nas piadas do tio do pavê. Isso porque esse ano está sendo atípico e muitas famílias optaram por não se reunirem como nos anteriores. Porém, outras ainda pensam em manter as tradições, então é importante ter atenção a alguns cuidados especiais nessa época.
1. Divida em grupos
Ao invés de fazer uma festa imensa, com pessoas de todas as famílias, divida em outras menores. Assim, todo mundo vai se divertir, porém sem tanta chance de aglomeração e contaminação. Para melhorar, ainda dá para separar por afinidade, evitando boa parte das confusões de fim de ano (alguém disse isso em voz alta?).
2. Escolha espaços abertos
Felizmente, o Natal no Brasil é quente e perfeito para ser feito ao ar livre. Se for reunir todo mundo, escolha um local aberto e ventilado. Toldos na área externa ou até mesmo a varanda são ótimas opções.
3. Manere no volume
Pegue leve no volume da música e também da fala. Quanto mais alta e entusiasmada é sua fala, mais rápido sua máscara ficará úmida. Assim, os aerossóis tendem a ser mais fortes e frequentes, aumentando as chances de contaminação. Ou seja, fale baixo e ouça música baixinho também.
4. Use máscara
Não adianta, tem que usar para proteger a todos. Ela deve ser usada em toda a festa, sendo retirada somente na hora da refeição. Pode inclusive deixar algumas à disposição, caso alguém tenha esquecido.
5. Maneire no álcool
Se abusar do álcool (de beber), a tendência é esquecer das regras e retomar os antigos hábitos. Abraços, gargalhadas e até mesmo ausência de máscara serão possíveis efeitos colaterais.
6. Aposte no virtual
Mesmo que façam uma festinha, que tal reunir a família em uma reunião com todos os núcleos separadamente? Assim, dá para matar a saudade, curtir várias decorações e ainda ficar em segurança.
7. Faça quarentena antes da festa
Quem estiver disposto a participar das celebrações de final de ano fora de casa deve pensar em quem convidou e outros familiares. Então, uma boa ideia é se colocar em quarentena 15 dias antes e garantir maior segurança para todos.
8. Simplifique a decoração
Ok, Natal é época de muitas luzes e decorações lindíssimas. Mas pode ser interessante pegar leve e apostar em algo mais clean. Assim, ficam menos superfícies para higienizar.
9. Marque um horário
Combine com sua família o horário de início e de fim das festividades. Assim, você evita que a coisa saia do controle, mata a saudade e ainda evita o cansaço.
10. Faça um kit de boas vindas
Na entrada, assim que passar pelo tapete higienizante, cada um pode deixar os calçados em uma estante e receber pantufas/sandálias natalinas próprias. Além disso, uma sacolinha com duas máscaras, álcool em gel e algumas bengalinhas para o outro dia.
11. Mantenha o distanciamento
É fundamental que todo mundo procure manter uma distância mínima de 1,5 metros. Acredite, dá para conversar tranquilamente assim e ainda evita contaminação. As mesas também devem ficar afastadas e com poucas cadeiras em cada uma.
12. Incentive a higiene
Onde tiver uma pia (pode ser na cozinha ou na área externa), deve ter sabonete e papeis descartáveis para secar as mãos. Além disso, distribua ao longo da casa álcool gel para quem quiser usar.
13. Sirva os alimentos e evite petiscos
Use o máximo de descartáveis que puder e não sirva petiscos que possam ser consumidos com as mãos, como os amendoins, por exemplo. Na hora de servir os alimentos no jantar, deixe que apenas uma pessoa sirva todos os pratos, colocando o que for solicitado.
14. Depois da festa
Passada a festa, é hora de recolhimento. Se imponha uma quarentena e espere para ver se ninguém apresentou sintomas de covid. São medidas necessárias e que vão fazer desse Natal algo único.
Mas não se preocupe que tem uma coisa que nunca vai mudar, em Natal algum: passas em absolutamente tudo – brincadeira! O sentimento de renovação e celebração da vida e o desejo por dias melhores certamente estarão em todas as orações dessa noite tão especial.
Aproveite e veja: 5 Dicas para barrar o coronavírus na entrada de casa