Cuidar da roupa de cama é importante para melhorar a qualidade do sono, e por consequência, a saúde. Além disso, faz com que as peças durem por mais tempo. Cada um tem sua rotina na hora de arrumar e trocar as roupas de cama, mas alguns cuidados devem ser tomados por todos. Veja quais são.
1. Lavagem de cobertores e edredons
As cobertas de inverno podem ser lavadas uma vez por mês. Mas, para que fiquem limpas de verdade, precisam caber com folga dentro da máquina. Se a máquina for muito pequena para o porte do edredom, é melhor levar em uma lavanderia que já vai entregar a peça limpa e seca, pronta para usar.
Se puder lavar em casa, na hora de estender a coberta é importante que ela fique bem esticada e arejada para secar completamente. É preferível fazer isso em um dia de sol para evitar que fiquem partes úmidas por dentro, trazendo o mofo.
2. Lavagem de lençóis e fronhas
As roupas de cama mais leves, como fronhas e lençóis, podem ser lavados a cada uma ou duas semanas, conforme necessidade. Nos meses mais quentes, em que as pessoas suam mais, o ideal é aumentar a frequência da lavagem para uma vez na semana.
3. Usar capas para coberta e colchão
As capas são uma ótima maneira de manter o colchão e os cobertores limpos por mais tempo. Quando precisar lavar também é mais fácil, pois são peças mais finas. É um investimento que vale a pena, principalmente para quem mora em apartamento e não pode ficar botando o colchão no sol ou lavando cobertas pesadas too mês.
4. Cuidado ao usar amaciante
O amaciante deixa a roupa bem cheirosa. Mas, se for usado em excesso, vai deixar as fibras do tecido endurecidas e ásperas. De vez em quando é recomendado substituir o amaciante por vinagre branco, cerca de 1 xícara por lavagem. Ele vai amaciar e desinfetar as peças, sem deixar cheiro ruim.
5. Limpeza do colchão
Pode parecer que o colchão está sempre limpo, mas não está. Os ácaros, a poeira e a umidade do dia a dia se acumulam no interior do colchão. Por isso, especialmente para pessoas alérgicas, o colchão deve ser limpo a cada seis meses.
Veja dicas de como limpar colchão.
6. Limpeza de travesseiros
Mais do que limpar as fronhas, também é importante limpar os travesseiros, pois essas peças acumulam resíduos do corpo. Os travesseiros podem ser lavados na máquina, que é o jeito mais prático, mas tudo vai depender do tipo de travesseiro.
Veja dicas de como lavar cada tipo de travesseiro e como tirar cheiro de suor do travesseiro sem lavar.
7. Sol e vento no quarto
Se o seu quarto recebe um pouco de sol todos os dias, não desperdice esse benefício. Abra as cortinas, se possível as janelas, e deixe o sol entrar. Se tiver um ventinho também é ótimo para renovar o ar do ambiente e retirar a umidade.