Menu

4 Cuidados com o carro que toda mulher deve ter

Veja as dicas de uma mecânica de mãos cheias e deixe seu carro sempre em dia

Crédito: Freepik

Publicidade

Você já foi atendida por uma mulher em uma oficina? Cada vez menos raro, elas entendem muito bem o que é encarar esse desafio. Para ajudar você a deixar seu carro afastado do conserto, mecânica dá dicas preciosas que você deveria por em prática. Mas primeiro, conheça Mariane.

Veja também: como tirar risco da pintura do carro

Mulher na oficina

Crédito: Reprodução Facebook

E será que oficina mecânica é lugar para mulher? Mariane Abramoski confirma que certamente é. Formada em matemática e mais duas pós-graduações, ela deixou tudo de lado para ajudar o pai na oficina. E foi lá que conquistou o seu espaço, onde trabalha há mais de 12 anos, com uma clientela cativa, que sempre vai fazer a manutenção preventiva ou corrigir algum problema.

Tudo começou quando ainda estava na faculdade e ajudava o pai, cuidando da rotina de escritório. Mas ela não resistia e ficava no pátio, vendo tudo o que acontecia, além de como as coisas eram resolvidas. Provavelmente, foi essa convivência que despertou a paixão em Mariane por mecânica.

Ela insistia para poder começar a fazer alguns pequenos reparos, mas seu pai não deixava. Até que um dia chegou um carro para o conserto e não tinha ninguém no local. Claro que ela arriscou o pequeno ajuste e o proprietário ficou muito satisfeito. Tanto que, quando voltou à oficina, a elogiou para o pai.

Publicidade

O grande problema é que ele não sabia que ela tinha feito um atendimento. Depois disso, ele decidiu dar uma chance a ela. Primeiro de tudo, ele disse que diria somente uma vez e se ela não aprendesse, problema dela. E foi com esse espírito que ela dominou a profissão, se tornando uma das mais requisitadas da oficina. Veja quais são as suas dicas para cuidar bem do carro.

4 Cuidados a ter com o carro

Mariane diz que ninguém encosta no carro dela e dá 4 dicas básicas de como cuidar do seu carro corretamente. Assim, você evita outras idas à oficina, além de economizar bastante. Veja quais são.

Troca de óleo

A troca de óleo deve ser feita por um mecânico de confiança, pois há chances de você ser enganada. Isso porque há muitas formas de burlar o processo, como, por exemplo, utilizando um produto diferente do contratado. Além disso, há a troca total – onde se retira todo o óleo antigo e coloca um novo – e a troca parcial, onde somente parte é retirada. É importante ficar de olho!

Uso da embreagem

A embreagem só deve ser usada no momento da troca de marcha, pois é a única utilidade dela. Então, não há nenhuma necessidade de manter a mesma pressionada – mesmo que levemente – enquanto dirige. Se fizer isso, o desgaste do conjunto, incluindo das pastilhas, vai ser muito maior. Consequentemente, seu gasto também. E olha que não se está nem falando de combustível aqui.

Publicidade

Temperatura do carro

Não é à toa que seu carro tem um controle da temperatura e um termômetro bem à mostra. Se você ignorar os avisos de aquecimento, pode se arrepender amargamente. Isso porque pode levar a um maior desgaste do motor, nos casos leves. Em casos mais sérios, seu carro pode bater o motor e você não vai querer saber quanto custa um novo.

Revisões anuais

Prevenir é sempre melhor (e mais barato) que remediar. Então, nada de economia cara, leve seu carro para uma revisão anualmente. Quando o carro é novo, você tem que levar obrigatoriamente, para manter o seguro, porém quando ele vence, as pessoas esquecem de continuar. Se você quer seu carro sempre em dia, leve-o anualmente para a revisão.

Sair da versão mobile