Cuidar da casa vai muito além da faxina semanal. Varrer e passar pano no chão, tirar o pó dos móveis, lavar os banheiros, tirar o lixo e trocar a roupa de cama são apenas o básico necessário para viver em um ambiente mais agradável e saudável.
Porém, existem cuidados que nem todo mundo se lembra de ter, provavelmente porque não foi habituado desde a infância. Mas, nunca é tarde para melhorar a forma com que você cuida do seu lar. Veja essas dicas.
1. Secar o colchão toda semana ou a cada 15 dias
Mais do que trocar a roupa de cama toda semana, também é bom colocar os colchões no sol forte a cada 15 dias, pelo menos, para secar a umidade que vai ficando, seja do próprio corpo ou do ambiente. Quando colocar o colchão de volta na cama, pode virá-lo ao contrário para evitar que deforme com facilidade. Além dessa manutenção, a cada 6 meses você pode limpar o colchão para remover sujeiras mais profundas.
2. Trocar panos de prato todos os dias
Os panos de prato costumam ser usados para secar a louça, as mãos, pegar coisas quentes e tem quem use até para dar uma limpadinha na bancada. O ideal é ter um pano diferente para cada uma dessas funções, mas é quase impossível manter esse cuidado quando mais de uma pessoa usa a cozinha. Então, para garantir panos sempre limpos, troque-os todos os dias.
Aproveite e veja como desencardir panos de prato.
3. Nunca deixar roupa úmida no cesto de roupa suja
Se você deixar peças de roupas úmidas, mesmo que seja de suor, dentro do cesto de roupa suja, elas vão criar bolor. Além de o cheiro ficar horrível, o bolor pode passar para outras peças e causar manchas. Quanto mais tempo a peça ficar no cesto, pior. Então, quando tiver roupas úmidas que não for lavar na hora, deixe-as de molho ou estenda em um local separado para arejar.
4. Tirar o pó dos ventiladores
Você se lembra de dar uma conferida nas hélices dos ventiladores toda semana ou pelo menos a cada 15 dias? Mesmo se o ventilador estiver sendo usado com frequência, muita poeira se acumula nas hélices, e parte dessa poeira se espalha pelo ar quando o ventilador é ligado. A limpeza é simples, basta usar um pano úmido e depois um pano seco.
5. Limpar todas as maçanetas
Muita gente só adquiriu o hábito de limpar as maçanetas das portas por causa do coronavírus. Mas, esse é um hábito de limpeza bem importante para evitar outras doenças e também para prolongar a vida útil das maçanetas. A limpeza pode ser feita todos os dias, por causa do coronavírus, usando um pano com álcool ou com detergente misturado em um pouco de água.
6. Limpar as capas das almofadas
Se você usa o aspirador para limpar o tapete da sala e aproveita para dar uma passada no estofado do sofá, ótimo. Mas, e as capas das almofadas, você se lembra de lavá-las pelo menos a cada 15 dias? As capas acumulam poeira, suor e restos de comida quando alguém come no sofá. Além da limpeza, toda semana você pode colocá-las no sol forte enquanto estiver fazendo faxina.
7. Lavar cobertas no fim do inverno
Quando o inverno vai embora e você não precisa mais usar cobertores pesados, é melhor lavá-los e embalá-los em sacos bem fechados antes de guardá-los no armário. Se você guardar as cobertas sem lavar, poderá formar mofo ao longo dos próximos meses, além do cheiro ruim, mesmo em casas que não são muito úmidas.
8. Limpar luminárias
Lustres, luminárias, arandelas, abajures. Todos esses acessórios que dão acabamento à iluminação da sua casa precisam ser limpos de vez em quando, pois acumulam bastante poeira. Se a casa for úmida, eles criam mofo também. Se tiver a oportunidade de escolher essas peças, lembre-se de optar por modelos que sejam fáceis de limpar ao longo do ano.
9. Lavar cortinas
Outra peça que acumula bastante poeira é a cortina, seja de tecido, PVC ou outro material. Limpar as cortinas é importante para evitar esse acúmulo de poeira no ambiente, melhorando a qualidade do ar. Veja como limpar e lavar cada tipo de cortina e veja como limpar a cortina do banheiro.
10. Limpar a geladeira
Acredita que esse não é um hábito tão comum? Muita gente apenas vai colocando e tirando alimentos de dentro da geladeira o mês inteiro, e não percebe que vários resíduos de alimentos se acumulam pelas prateleiras. Esses resíduos deixam mau cheiro e mofo.
Então, pelo menos uma vez por mês é bom esvaziar toda a geladeira e passar um pano com água e detergente em todas as partes. Se quiser fazer uma limpeza completa, veja dicas de como limpar geladeira passo a passo.
11. Limpar dentro das gavetas
Esse tipo de limpeza é um pouco chato e demorado, mas necessário. Com o passar do tempo, as gavetas vão empoeirando por dentro, sem falar que você vai guardando coisas dentro delas e, quando percebe, está uma bagunça. Então, de tempos em tempos, esvazie as gavetas, passe um pano úmido com detergente, deixe secar e reorganize.
12. Limpar atrás e embaixo dos móveis
Alguns móveis são muito pesados e você acaba nem mexendo neles na faxina semanal. Mas, pelo menos duas vezes por ano, é bom tirar uma tarde para puxar esses móveis para frente e dar uma olhada na quantidade de poeira e paranhos que se acumulou. Limpe com pano úmido e detergente, e deixe secar antes de empurrar o móvel de volta.
13. Limpar as calhas
Se você mora em uma casa, precisa se lembrar de fazer a limpeza das calhas uma vez ao ano. Talvez precise fazer isso mais vezes, no caso de ventar muito na sua região e ter muitas árvores por perto. Essa é uma limpeza importante para evitar entupimento das calhas, mas precisa tomar cuidado para não causar acidentes por queda. Na dúvida, o melhor é contratar uma empresa especializada.