Cada vez mais os homens têm se mostrado vaidosos e preocupados com sua aparência. Além do cabelo e da barba, agora também demonstram cuidado com a pele. É muito comum que a maioria do público masculino tenha oleosidade excessiva, principalmente no rosto. Isso acontece porque a produção de sebo é duas vezes maior na pele dos homens que na das mulheres.
A produção em excesso de sebo na pele é causada pela testosterona, que estimula as glândulas sebáceas mais que o normal. A oleosidade excessiva causa não só a impressão de que a pele está brilhando. Espinhas e cravos também são consequências, o que traz uma aparência indesejada à pele.
Dicas para cuidar da pele
Há maneiras simples de contornar a oleosidade da pele. Tudo é questão de incorporar hábitos ao dia a dia. Em pouco tempo você irá notar as mudanças. Esses cuidados não evitam só a oleosidade, acne e cravos. Manchas de sol, rugas, pelos encravados e até mesmo câncer podem ser evitados se seguir alguns passos. Veja a seguir 4 dicas para manter a pele saudável.
Limpe e hidrate todas as manhãs e todas as noites
Todos os dias pela manhã e depois à noite lave o rosto com um sabonete específico para a face e para a pele masculina. Após lavar o rosto, não esqueça do hidratante. Pode ser em gel, creme ou loção. A hidratação é importante porque depois de limpar, a pele fica mais seca e produz mais oleosidade.
Use filtro solar
O uso de filtro solar é extremamente recomendado. Não importa se você tem a pele clara ou escura. Adquirir o hábito de passar o filtro na pele todo dia antes de sair de casa, principalmente no rosto, vai evitar complicações. Manchas, rugas e câncer são resultados de uma exposição descuidada aos raios solares.
Esfolie a pele
Esfoliar a pele não é só coisa de mulher. Homens devem esfoliar a pele sim, pois é mais um mecanismo que limpa o rosto. Os produtos esfoliantes têm minúsculas partículas que limpam fundo os poros da pele e retiram sujeira e oleosidade. Faça o processo de esfoliação no máximo duas vezes por semana. Após, passe hidratante.
Dica: Tenha atenção ao seu tipo de pele
A maioria dos homens tem pele oleosa, mas há quem tenha a pele seca. Por isso é importante saber qual seu tipo de pele antes de usar produtos para cuidar dela. O uso do produto errado pode prejudicar a saúde de sua pele e causar exatamente o efeito oposto que você queria.
Antes de realizar os procedimentos, faça um teste em sua pele para saber se não causará desconfortos. Cada organismo reage de uma forma e o médico especialista deverá ser consultado para potencializar e acompanhar os resultados desejados.