O cabelo dos bebês e das crianças pequenas é mais sensível, e por isso precisa de cuidados especiais para estarem sempre bonitos. No caso dos cabelos cacheadinhos, os pais podem adotar uma rotina de cuidados semelhante a dos adultos, usando xampu, condicionador e até creme para pentear. Veja essas dicas para que seu filho tenha cachinhos sempre saudáveis, bonitos e fáceis de cuidar.
1. Saiba identificar o tipo de cacho
Quando o cabelo da criança pequena ainda está tomando forma, ele pode ganhar alguns cachinhos temporários, mesmo que seja praticamente liso. Então, existem esses dois tipos de cachos: os naturais e os que se formam nas pontas, quando o fio é muito fino e passa mais de 3 meses sem ser cortado. As pontinhas afinam e formam cachinhos.
2. Leve o bebê ao cabeleireiro
Como viu na dica anterior dos cachinhos temporários, eles acontecem quando o cabelo do bebê não é cortado por mais de 3 meses. Mesmo sendo bonitinhos, são um sinal de que as pontinhas precisam de um corte, ainda que seja de um dedo.
Vai facilitar na hora de desembaraçar, sem que a criança fique irritada. Além disso, é bom para os pais saberem se o cacho é natural ou temporário, e conhecerem melhor o cabelo da criança.
3. Use xampu hidratante para crianças
É sempre melhor escolher produtos de cabelo próprios para crianças, pois são feitos para esse tipo de cabelo e pele que é mais sensível. Mas atenção: os produtos para crianças são diferentes dos produtos para bebês, que limpam os fios e couro cabeludo profundamente.
Não precisa usar apenas esse tipo, pois se limpar demais, vai remover a oleosidade natural que ajuda os cachinhos a ficarem mais sedosos. Além de optar pelo xampu infantil, é legal escolher um que seja hidratante para cabelos cacheados. Os fios vão ficar mais brilhosos e saudáveis.
4. Passe condicionador apenas nas pontas
O condicionador pode ser da mesma linha do xampu, inclusive da mesma marca, pois assim eles têm um efeito completo. No entanto, aqui o cuidado é na hora de aplicar. Enquanto o xampu deve ser passado no cabelo todo e no couro cabeludo, o condicionador deve ser aplicado só nas pontinhas, depois enxaguado.
5. Pode usar creme para pentear
O creme para pentear ajuda bastante depois do banho. É um creme sem enxague, que deve ser passado no cabelo em uma quantidade bem pequena, só nas pontinhas. Fica bem mais fácil de pentear, sem criar nós, e os cachinhos ficam mais definidos.
É só passar, pentear e dar amassadinhas nas pontas, deixando secar naturalmente, se for de dia, com tempo suficiente para secar completamente antes de anoitecer. Se o cabelo da criança for muito fino ou em pouca quantidade, escolha um finalizador em spray que é mais leve do que o creme.
6. Evite usar secador
O secador agride os fios de qualquer pessoa. Então, imagina o mal que ele faz no cabelo dos pequenos. Deixe para usar só quando não tiver opção, como quando precisar lavar o cabelo da criança à noite, pois ela nunca deve dormir com o cabelo molhado. E quando for usar, nunca deixe o vento do secador muito quente. Vento morno também seca.
7. Não precisa lavar todos os dias
Se notar que o cabelo da criança não fica com aparência de oleoso todos os dias, não precisa lavar com essa frequência. É até melhor deixar uns 2 dias sem lavar, ou lavar dia sim e dia não, pois mantém a oleosidade natural do fio que é importante para mantê-lo hidratado.