Cuidados com o box do banheiro para evitar acidentes
Crédito: Freepik

9 Cuidados com o box do banheiro para evitar acidentes

Veja o que fazer para evitar acidentes com o box do banheiro e garantir segurança para sua família

Publicidade

Muitas casas estão equipadas com o box de vidro nos banheiros. Além de serem lindos, eles garantem praticidade na limpeza e maior durabilidade. Porém, há sempre o risco de acidentes, podendo muitas vezes causar ferimentos graves. Por isso é fundamental saber como evitar que eles aconteçam. Veja quais são os principais cuidados que você deve ter.

1. Escolha o material adequado

Sabia que existem diversos tipos de vidro para fabricar box de banheiro? Além de terem preços diferentes, eles também contam com resistências melhores ou piores. Ou seja, se quiser mais segurança vai ter que pagar mais. Esses são os principais tipos:

  • Vidro temperado: esse é o mais utilizado no país e conta com uma película que, em caso de acidente, se parte em pequenas partes que cortam a pele, porém menos que o não temperado;
  • Vidro não temperado: você até pode achar para comprar, mas não é recomendado. Na realidade está contra as normas da ABNT, mas tem quem venda. Mais barato, menos resistente e muito perigoso;
  • Vidro laminado: muito mais resistente e seguro, ele conta com duas chapas de vidro unidas por uma lâmina super resistente. É o mesmo material usado no parabrisas do carro e, por isso, também é mais caro.

2. Defina o melhor tipo de abertura

Tanto a porta de correr quanto a de empurrar podem ser boas opções para seu banheiro. Porém, em espaços pequenos, a de correr é sempre uma melhor opção. Não apenas pela praticidade, mas também para evitar que acabe batendo em alguma coisa e parta.

3. Opte por uma maior espessura

Além de escolher o tipo de vidro correto, também a espessura deve ser vista com cautela. Quanto maior, mais segurança, porém maior o peso. A depender de quem vai usar o box, pode ser mais interessante um mais leve, para que a pessoa precise de menos força para manuseá-lo.

Publicidade

4. Use película de segurança

Se você optou por usar um box de vidro temperado, coloque a película de segurança em ambos os lados e troque-a anualmente. Dessa forma, vai evitar que, em caso de acidente, ele se despedace em cacos cortantes.

5. Faça uma limpeza delicada

Esqueça os produtos abrasivos do mercado. O box de vidro deve ser limpo com sabão neutro e bucha macia, sempre com movimentos circulares. Se quiser, pode usar água morna para ajudar a eliminar a gordura e vinagre de álcool.

6. Invista na cristalização

A cristalização do vidro deve ser feita por profissionais qualificados e ajuda a dar maior segurança. Além disso, evita acumular poeira, gordura e até mesmo fungos, facilitando a limpeza.

7. Confira o estado das peças

É fundamental fazer a manutenção de toda a estrutura do box anualmente, para evitar acidentes. Rolamentos e trilho devem estar limpos e conservados. Durante a manutenção, devem ser vistos os travamentos e se há algum ponto desgastado que possa gerar a quebra.

Publicidade

8. Instale proteções

Há muitas chances do vidro se partir quando fechado com muita força. Por isso, é importante que se coloque proteção na borda do vidro, principalmente em casa com crianças. Dessa forma, caso usem um pouco mais de força na hora de fechar, há menores chances de quebra.

9. Coloque tapetes ou antiderrapantes no chão

O impacto de uma pessoa sobre o box durante uma queda – mesmo de crianças – pode fazer com que ele se parta. Assim, além dos danos já esperados, há também a chance de ferimentos graves com o vidro. Para evitar que isso aconteça, invista em um piso antiderrapante ou tapetes para tal.

Seguindo essas dicas, você e sua família têm maiores chances de ficarem livres de acidentes com box de vidro. Compartilhe com suas pessoas queridas e ajude a cuidar delas também!

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM