Separar o lixo com cuidado é um hábito que cada vez mais pessoas estão aderindo. Ao decidir fazer a separação de cada tipo de lixo você contribui para a sustentabilidade do planeta, promovendo a reciclagem e a volta dos orgânicos para o solo.
Se não fizer a separação, mas tomar alguns cuidados básicos na hora do descarte, já facilita o trabalho dos garis, que são profissionais muito importantes para a higiene das ruas e o bem-estar da comunidade. Não se pode esquecer também dos coletores de material reciclável, que precisam desse material descartado para sobreviver.
Então, se você é uma pessoa preocupada com o planeta, com a sua vida e respeita a vida dos outros, veja quais são os cuidados básicos a tomar com o lixo da sua casa para facilitar a vida de garis, coletores e pessoas que trabalham nos aterros e centrais de triagem de recicláveis.
1. Fazer a separação correta
Separar o lixo não é complicado, basta acostumar. Coloque na sua cozinha ou área de serviço 3 lixeiras ou sacolas maiores: para vidro, para papéis e para plásticos e metais.
Na cozinha, mantenha a lixeira de resíduos orgânicos, como restos de comida, papel-toalha sujo e filtro de café. São materiais que podem virar adubo.
O lixo do banheiro é do tipo comum. Nele você deve colocar apenas papel higiênico usado, absorventes, fraldas e algodões usados, que são materiais não recicláveis.
2. Lixo perigoso no lugar certo
Você deve separar em um recipiente o lixo que não pode ser misturado com o reciclável comum por causa do perigo que oferece, como as pilhas, baterias, peças radioativas, seringas, lâminas, lâmpadas e medicamentos vencidos.
No caso das pilhas e baterias, o ideal é levá-las a lojas de eletrônicos. No caso dos medicamentos, o correto é levá-los a farmácias para o descarte correto.
Na hora de descartar seringas, lâminas cortantes e lâmpadas, embale-os em papel ou plástico mais grosso, e use um canetão para escrever “perigo” sobre essa embalagem que você fez.
Outra dica boa no vídeo:
Recado dado!!
Fazendo certo , todo mundo fica protegido!!! pic.twitter.com/EwpQiQQPWN— Nirdo P (@nirdop) November 8, 2020
3. Cuidado com o vidro quebrado
Se você precisar descartar peças de vidro que estejam quebradas, tenha o cuidado de colocá-las em um recipiente extra, como uma caixa de papelão ou algumas folhas de jornal e com um aviso de que há vidro quebrado dentro. Muitos garis e coletores sofrem acidentes ao pegarem sacolas com vidro quebrado.
4. Lavar os recipientes
Antes de colocar os recipientes nas lixeiras, passe uma água para remover restos de alimentos e bebidas de dentro. Ao fazer isso você evita que insetos sejam atraídos para o seu lixo, evita mau cheiro na sua casa e ajuda na seleção que é feita quando o lixo chega na triagem.
5. Descartar o lixo no dia certo
Para contribuir com o bem-estar nas ruas, evitando mau cheiro e calçadas cheias de lixo, leve o lixo para fora no dia em que os coletores vão passar. No site da prefeitura da sua cidade tem informação sobre os dias de coleta de cada tipo de lixo em cada rua.