A quantidade de idosos no Brasil cresce a cada ano. Segundo o IBGE, a população idosa vai triplicar no país até o ano de 2050. Infelizmente, muitas famílias não tem estrutura, preparo ou disponibilidade para cuidar dessas pessoas, o que demanda a necessidade de um cuidador. E nos próximos anos a tendência é que esse tipo de profissional seja cada vez mais requisitado.
Funções do cuidador de idosos
Essa é uma das profissões mais antigas que existem, mas apenas há muito pouco tempo ela foi regulamentada. Ela se torna necessária conforme as pessoas vivem mais e chegam à terceira idade. De forma geral, a função primária de um cuidador de idosos é acompanhar essas pessoas durante seus dias. Veja abaixo o que esse profissional faz:
- Faz companhia;
- Se responsabiliza por administrar os remédios do idoso;
- Ajuda o idoso em eventuais atividades domésticas;
- Auxilia na higiene pessoal;
- Prepara e serve as refeições;
- Distrai e diverte o idoso, levando uma melhor qualidade de vida e ele.
Como contratar um cuidador de idosos
Se a família decidiu que é mesmo a hora de ter um cuidador de idosos, agora é contratar. Esse momento exige cuidado, porque é preciso contratar um profissional muito qualificado. Preste atenção em alguns detalhes que vão lhe garantir que está colocando o idoso em boas mãos.
Procure indicações
É importante procurar indicações de profissionais nesse ramo. Entre em contato com pessoas que já contrataram um serviço parecido. Pode ser o caso também de procurar empresas que forneçam esse tipo de profissional.
Analise perfis e faça entrevistas
Selecione mais de um candidato e faça entrevistas. O perfil que você busca deve ser de uma pessoa paciente, que tem jeito com idosos, empatia, que demonstre ter muita experiência nessa área. Analise se essa experiência se encaixa com as necessidades que seu idoso tem. Disponibilidade, pontualidade e conhecimento são fundamentais.
Escolha uma pessoa com cursos na área
Um verdadeiro cuidador de idosos deve fazer cursos na área. Conhecimentos de enfermagem e primeiros-socorros são coisas básicas; não aceite um profissional que não tenha esses conhecimentos. Além disso, tente, de alguma forma, ver na prática se essa pessoa sabe mesmo cuidar de idosos.
Como cuidar de idosos
A profissão de cuidador é muito séria e exige preparação. Não é toda pessoa que pode trabalhar com isso. Mas se você se encaixa nesse perfil de profissional, é possível virar um cuidador de idosos. O primeiro passo é buscar um curso de uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, do MEC. Existem cursos pagos e também gratuitos.
Fazer cursos específicos de enfermagem, de primeiros-socorros e de nutrição também é importante. Se quiser trabalhar em clínicas, hospitais, asilos ou casas de repouso, é necessário cursos na área da saúde. E não se esqueça de realizar atualizações no que já aprendeu. Quanto mais se profissionalizar, mais seus ganhos financeiros podem aumentar.
Você pode começar trabalhando com pessoas próximas, inclusive com familiares e parentes. Essa é uma ótima forma de ganhar experiência. Peça recomendação das pessoas com as quais trabalhar, pois isso dá mais chances de conseguir outros empregos na área. Depois, pode trabalhar para uma família ou em uma casa de repouso ou clínica especializada.
Dica: Não deixe um idoso sozinho
É comprovado que a solidão enfraquece os idosos. Eles têm mais chances de adoecer se ficarem sozinhos, pois a tristeza e o sentimento de abandono baixam suas defesas. Se a família não pode cuidar, contrate um profissional qualificado e preparado que possa fazer companhia ao idoso. Muitas vezes isso pode prolongar a saúde física e mental dele em 100%.
Veja abaixo algumas explicações sobre a profissão do cuidador de idosos: