Cuidado com o novo golpe no WhatsApp

Golpe com suposto cupom de compras do boticário já teve várias vítimas

Publicidade

Está circulando pelo WhatsApp um cupom de descontos para a loja O Boticário, mas na verdade se trata de um golpe com o objetivo de roubar informações pessoais dos usuários.

O golpe é elaborado, pois oferece um vale compras de 150 reais e quando a pessoa decide resgatar o cupom, ela é redirecionada para um site falso, onde responde a perguntas pessoais e ainda é encorajada a enviar o link para mais 10 pessoas, aumentando o alcance do golpe.

Se você caiu nesse golpe, entre em contato com a sua operadora de telefonia, para ver o que deve fazer quanto às informações que foram fornecidas aos golpistas.

Consequências do golpe

Esse golpe já atingiu aproximadamente um milhão de pessoas em todo o Brasil. Além de o usuário que caiu no golpe poder sofrer de prejuízos financeiros, devido ao fornecimento de informações pessoais, ele ainda pode sofrer de problemas emocionais, como insegurança, traumas e raiva.

Publicidade

Se você caiu nesse golpe, procure ajuda e não sinta vergonha de expor que foi vítima. Isso será imprescindível para ajudar a encontrar as pessoas por trás do golpe e ainda para ajudar a tratar qualquer problema que tenha surgido com o trauma.

Golpes cibernéticos no Brasil

O número de crimes digitais vem aumentando no Brasil. Muitas pessoas sofrem ou já sofreram algum crime digital, como por exemplo ter fotos íntimas expostas na internet, ser induzido a compartilhar informações pessoais (CPF, numero do cartão, etc), sofrer com agressões ou calúnias nas redes sociais.

A facilidade de disseminação de informações faz com que os crimes cibernéticos ganhem espaço muito rapidamente, pois muitas pessoas têm o costume de compartilhar uma informação ou um link que não leram ou não conferiram se era verdade, divulgando assim notícias que podem ser falsas ou golpes.

Aprenda a se proteger

Pense antes de abrir qualquer link

Como tudo é muito rápido na internet, logo que recebemos um link de alguém, já queremos abrir para ver do que se trata, porém devemos pensar duas vezes antes de sair abrindo todos os links que recebemos.

Publicidade

Abra os links no desktop

Se você receber algum link que não parece certo, procure por ele na internet, pois muitas vezes pode já encontrar notícias falando se o conteúdo é seguro.

Mantenha o antivírus atualizado

Ele protege o computador e o celular, e ainda consegue marcar links que não sejam confiáveis.

Eu fui vítima do golpe, e agora?

Se você foi vítima de algum golpe na internet, você deve tomar algumas atitudes.

Publicidade

1. Junte todas as provas

Independente do crime que te vitimou, você deve fazer print da tela do computador ou do celular. Se usaram seus dados para comprar alguma coisa, guarde o extrato bancário, enfim, junte o máximo de provas que conseguir.

2. Mude todas as suas senhas

Manter as senhas atualizadas é muito importante. E caso o seu e-mail ou alguma rede social tenha sido invadida, mude a senha o mais rápido possível.

3. Procure ajuda

Se os seus dados bancários foram roubados, informe o seu banco imediatamente.

Publicidade

4. Faça um B.O.

É muito importante ir na polícia e registrar uma ocorrência, junto com as provas que você armazenou. Existem delegacias que tratam somente desse tipo de crime.

5. Informe às outras pessoas

É importante que você conte para as pessoas sobre o golpe do qual foi vítima, assim estará alertando para que isso não aconteça com mais pessoas. Além disso, conversar vai te ajudar a lidar melhor com a situação.

PODE GOSTAR TAMBÉM