Embora seja indispensável manter o celular ligado, existem diversos riscos em carregar o celular em locais públicos. Sim, uma simples tomada pode colocar seu aparelho (e, consequentemente, você) em perigo.
Mas por qual o motivo?
Segundo alerta Samuel Burke, jornalista de tecnologia da CNN, um criminoso pode usar aquela simples tomada para roubar dados de usuários. Além disso, conectar o celular em um computador desconhecido, para que o mesmo tenha a recarga da bateria efetuada, pode fazer com que as informações no aparelho sejam rapidamente transferidas para a máquina. Ou ainda fazer com que vírus sejam transferidos para o telefone; e esse vírus pode ter as mais diversas finalidades, desde simplesmente estragar o aparelho até fazer com que todas as informações contidas nele sejam enviados para outra pessoa.
Esse tipo de crime é conhecido entre os especialista como “aperto de mão”, já que, com as condições corretas, o celular passa, espontaneamente, seus dados para o computador, informando seu nome, número de série e até a lista de arquivos e programas que se encontram nele.
Quando o crime acontece, muitos hackers (criminosos que atuam por meio de computadores) exigem que seja pago um valor em dinheiro, para que os dados sejam “libertados”.
A repórter de tecnologia J.D. Biersdorfer, acrescentou ainda, em um artigo escrito para o The New York Times, que não se deve abastecer a bateria do celular em automóveis alugados e nem a utilizar função Bluetooth no mesmo, já que ligações e localizações partilhadas ficam ali guardadas. O ideal é fazer a recarga no dispositivo de força do automóvel.
Quais cuidados podem ser tomados?
1. Proteja seu aparelho com um código que apenas você saiba;
2. Tenha um antivírus confiável, que consiga proteger o seu celular;
3. Carregue a bateria apenas em lugares confiáveis, evitando lugares muito movimentados ou transportes públicos;
4. Enquanto o celular estiver carregando, deixe-o bloqueado.
Por isso, antes de entrar em pânico porque o celular está com a bateria no vermelho, veja se não estará de arriscando muito. Lugares muito movimentados, como aeroportos e rodoviárias, oferecem mais perigo ao seu aparelho.
Compartilhe!
Veja também: Como tirar risco da tela do celular: 5 produtos úteis para usar em casa