Você é daquelas pessoas que utilizam seu cartão várias vezes durante o mês? Passa seu cartão em diversas máquinas, sem se preocupar muito com a segurança dos seus dados? Então você é uma vítima em potencial dos famosos chupa-cabras.
Os chupa-cabras são dispositivos implantados nas máquinas de cartão de crédito, para capturar informações desses cartões que serão clonados futuramente. Com esses dispositivos, os bandidos recolhem todos os dados dos cartões, inclusive as senhas.
Trazemos para vocês algumas dicas para descobrir se uma máquina de cartões de crédito possui um chupa-cabras ou não. Confira:
1. Tamanho: Quando o chupa-cabras é acoplado à máquina, o equipamento fica com um tamanho maior que o normal, já que o dispositivo deve ser mais comprido e mais largo que o painel original
2. Luzes de Led: As máquinas de cartões originais possuem uma luz de led, que identifica o funcionamento do aparelho. Quando o chupa-cabra é implantado, o painel falso bloqueia a luz de led
3. Teclado: O teclado de uma máquina que possui um chupa-cabra instalado, geralmente é iluminado que os teclados originais. Verifique se a luz das teclas estão aparentes e, caso contrário, desconfie da funcionalidade daquele equipamento
4. Caneta Digital: Algumas máquinas apresentam um espaço na lateral para o encaixe de uma caneta que permite ao cliente assinar digitalmente uma nota. Quando o chupa-cabra está implantado na máquina, o painel fica maior, impedindo o encaixe perfeito dessa caneta.
5. Entrada dos cartões: Algumas máquinas suspeitas fazem com que o cartão tenha uma parte maior inserida dentro do aparelho. É preciso ficar atento.
Outras dicas para proteger o seu dinheiro:
Tenha limites: Estabeleça um valor máximo para os seus gastos. Assim, além de os criminosos não poderem sacar todo o seu dinheiro, você terá noção quando uma compra não for efetuada por você.
Ative notificações do seu banco: Seja or mensagem de texto no celular (SMS) ou e-mail, peça para ser notificado em qualquer compra e, principalmente, caso haja alguma movimentação com um valor mais alto que o de costume.
Confira sempre as notas de pagamento ao usar o seu cartão: O campo onde consta o valor do pagamento nunca deve estar em branco.
Proteja-se em caso de perda ou roubo: Caso venha a perder o seu cartão ou suspeite que alguém descobriu os seus dados, dirija-se a uma agência bancária para falar com o seu gerente e realize o bloqueio do cartão.
Todos os bancos oferecem seguros de dados: Algumas instituições contam, também, com programas de proteção contra golpes e danos financeiros.
Veja esse vídeo com alguns casos do golpe:
Fonte: http://krebsonsecurity.com/2016/06/how-to-spot-ingenico-self-checkout-skimmers/
Você já sabia dessas informações? Já foi prejudicado por um golpe de chupa-cabra? Conte-nos sua experiências através dos comentários e não deixe de compartilhar esse artigo para que outras pessoas também possam se proteger.