Menu

Cuida de todo mundo e esquece de você? Veja essas dicas!

Veja dicas preciosas para não esquecer de prestar atenção na própria saúde e bem-estar

Crédito: Freepik

Publicidade

Conhece alguém que cuida de todo mundo e acaba esquecendo dela mesma? Pois esse artigo foi feito especialmente para ela. Muita gente dedica grande parte do seu tempo com questões dos outros, deixando o que é importante para si como última atividade. Consequentemente, acaba não tendo tempo ou energia para fazer. Se você se encaixa nesse perfil, veja essas dicas que vão te ajudar muito!

Cuida de todo mundo, menos de si

Imagine chegar no seu último dia na terra, olhar para trás e lembrar que passou a vida inteira vivendo a vida dos outros… Tantos sonhos, planos, pequenos mimos e momentos que você deixou para trás. Tudo para ser uma pessoa boa para os outros ou não causar problemas. Será que terá valido a pena? Pare para refletir por alguns instantes (sim, esses minutos são seus, use com sabedoria).

Por que cuidar de si?

Todo mundo concorda que cuidar do próximo é importante. Mas, para isso, você tem que olhar primeiro de tudo para si. Isso porque uma pessoa doente não tem como cuidar da saúde de outra. Da mesma forma, uma pessoa infeliz não pode espalhar verdadeiro contentamento. Se você realmente quer ser útil, comece cuidando de você.

Como se cuidar melhor?

E o que seria esse cuidar? Será que se trata de banho, roupa limpa e sono? Não, é muito mais do que isso, é cuidado próprio de forma integral. É pensar no seu bem-estar, na sua saúde, se alimentar bem, beber água, ter tempo para atividade física e mais. É também se divertir, estudar, ouvir música, cantar, sair com amigos e ter tempo para quem ama.

Publicidade

Dá para equilibrar?

“Como cuidar de mim se tenho que cuidar do outro?”, você deve estar se perguntando. Pode parecer complicado no início, mas sim, é possível. Você tem como equilibrar o cuidado consigo e com os outros, lembrando também que a vida não se resume a isso. Faça

Dicas especiais para quem cuida de todo mundo

Você quer mesmo cuidar de si, mas não consegue nem sabe qual caminho tomar. Isso é normal, pois tem muita gente que simplesmente não consegue enxergar nada além do outro. Primeiro de tudo, ouça o que o padre Fábio de Melo tem para te dizer e em seguida, siga as dicas abaixo.

Dê limites

Diga “não”! Simples assim. Você pode fazer isso, seu tempo, talento, palavras e ações são um direito seu. As pessoas podem até ficar chateadas de início, mas não deixe que isso te assuste. Quem te ama, admira e é amigo de verdade, vai continuar ao seu lado. Já os aproveitadores se afastarão – que bom!

Se cultive

Já parou para olhar como anda seu coração? Tem se sentido vazio, pesado? É sinal que está na hora de se cultivar também. Vá atrás de coisas que te deixam feliz, seja um curso novo, nova profissão, um hobbie. Se achar que pode ajudar, procure alguém para conversar e ajudar a colocar as coisas em ordem. Pode ser um amigo de verdade ou um profissional de confiança.

Publicidade

Se mime

Nem vem com desculpa de que não tem tempo ou dinheiro para se mimar! Depois de alguns nãos, você vai ver seu tempo se multiplicando. E que tal usar para cuidar de você? Pode ir ao spa, salão ou até mesmo se mimar em casa. Existem diversas receitas naturais para a pele, cabelos, unhas e tudo o mais, fáceis, baratas e eficazes.

Programe-se

Crie uma agenda com as atividades que pretende fazer e tenha sempre um bom motivo para dizer aquele “não” educado. Dessa forma, investindo tempo em você não fica aquele vazio a ser preenchido pelo tempo dos outros. Para isso, você pode usar uma agenda de papel ou até mesmo a própria agenda do Google, que está em todos os celulares Android.

Receba

Tenha sempre por perto bons amigos para aqueles momentos em que é você que precisa de uma forcinha. E o mais importante: receba essa ajuda de bom grado, sem colocar dificuldades ou barreiras. Assim como é bom cuidar dos outros, também é legal deixar que cuidem de você de vez em quando.

Publicidade

Deixe a opinião dos outros pra lá

Não importa o que os outros pensam ou querem para você. Foi exatamente essa postura que fez com que se esquecesse de amar a pessoa mais importante da sua vida, você. Lembre o que o padre Fábio de Melo falou e não se ausente de si, diga sempre “sim” e “não” de maneira equilibrada. Cultive o amor-próprio e aos poucos, você vai se reencontrar, mais forte e ainda mais ativa para ajudar a quem precisa.

Leave a Reply

Sair da versão mobile