Também conhecida por orelha de gato, a cueca virada é uma massa doce, recortada tipo biscoito e torcida no formato que dá o seu nome. Depois é frita e passada em açúcar com canela para servir. Há massas mais macias e outras crocantes, formatos grandes e pequenos. Todas deliciosas para acompanhar o café da tarde. Veja como fazer.
Veja também: como fazer biscoitinhos de queijo
Como fazer cueca virada
A massa é basicamente uma só, pouca coisa muda de uma para a outra. Mas veja, a seguir, uma receita com fermento comum, mais fofa, outra com o biológico, mais crocante, e uma receita assada para quem quiser evitar a fritura.
1. Receita macia
Essa receita resulta em uma massa mais macia, resultado que se obtém quando a massa é aberta, mas não muito esticada, ficando mais grossa. A sugestão é do Tudo Gostoso.
Ingredientes
Ovo: 3 unidades;
Açúcar: 3 colheres (sopa);
Pinga: 1 colher (sopa);
Margarina: 2 colheres (sopa);
Canela em pó: 1 pitada;
Leite morno: ½ copo;
Fermento em pó: 1 colher (sopa);
Trigo: para dar o ponto;
Óleo: para fritar.
Modo de preparo
- Coloque o fermento no leite morno;
- Coloque todos os ingrediente em uma tigela e acrescente o fermento com o leite;
- Misture farinha de trigo até a consistência da massa, a pinga é para que fique mais seca sem muita gordura;
- Estique a massa, e recorte em triângulos, faça um pequeno corte no centro e vire uma das pontas por dentro do buraco;
- Depois de cortá-lo é só fritar. Quando estiver marrom, retire para um prayo com papel-toalha e depois polvilhe açúcar e canela.
2. Crocante
Já se preferir um biscoitinho mais crocante, a massa deve ser aberta bem fininha, como nessa sugestão do Tudo Receitas.
Ingredientes
Ovo: 3 unidades;
Açúcar: 100 gramas;
Trigo: 500 gramas;
Margarina: 50 gramas;
Leite morno: 100 ml;
Fermento biológico fresco: 15 gramas;
Sal: 1 pitada;
Açúcar e canela: para polvilhar;
Óleo: para fritar.
Modo de preparo
- Comece dissolvendo o fermento no leite morno. Se preferir usar fermento biológico seco a medida para 500 g de farinha é de meio sachê (5 g);
- Coloque a farinha, os ovos, a margarina, o açúcar e o sal em um bowl e misture. Depois junte o leite com fermento e misture muito bem com as mãos ou com uma colher até obter uma massa consistente. Deixe a massa da cueca virada repousar por 30 minutos para crescer;
- Depois do tempo indicado, abra a massa com um rolo até ficar com espessura de cerca de meio centímetro, e corte em vários retângulos;
- Chegou a hora de modelar: faça um corte longitudinal ao centro das tiras e passe uma das pontas da massa por dentro desse corte, uma ou duas vezes, para criar o formato característico. Deixe repousar por mais 20 minutos;
- Por fim frite em óleo quente até ficar dourada. Retire para um prato com papel absorvente, para eliminar o excesso de óleo e, enquanto ainda estiver quente, passe cada biscoito em um prato com açúcar e canela misturados.
3. Orelha de gato assada
Já se preferir uma receita assada, sem as calorias e sem a sujeira que o óleo de fritura faz na cozinha, também dá certo. A receita é a mesma, com trigo, fermento, açúcar, margarina, sal, ovos e leite. Aproveite e veja no vídeo como dar o formato para os biscoitos.