Noites mal dormidas, fatores genéticos, cansaço e até alergias podem causar essas manchas escuras, as famosas olheiras. Ainda há quem fique também com pequenas bolsas (aquele leve inchaço) na parte inferior dos olhos, buscando formas de amenizar ou acabar com a situação. Para isso, acabam comprando produtos caros, sem saber que tem uma solução simples e super acessível.
Gelo de limão para olheiras
Primeiro de tudo, lembre-se de que o limão pode manchar a pele, se não for usado corretamente. Então, aplique esse tratamento somente durante a noite, lavando muito bem todo o rosto ao terminar. No dia seguinte, utilize protetor solar no rosto e evite ao máximo se expor ao sol. Isso porque é um tratamento com ácido, mesmo que natural.
Como qualquer outro tratamento, irá levar alguns dias para que as olheiras diminuam, mas os primeiros resultados são visíveis já na primeira aplicação.
Para fazer, você vai precisar somente de um limão grande e com bastante caldo. Esprema bem e coloque o sumo em uma forma de gelo, preparando duas porções. Se o caldo não for suficiente, pode completar com um pouquinho de água.
Quando estiver pronto, pela noite, coloque um gelo sobre cada olheira, fazendo movimentos circulares, até derreterem ou o quanto você aguentar. Só não deixe as pedras paradas, para não causar queimaduras pelo frio.
Lave muito bem todo o rosto, com um sabonete neutro e aplique seu hidratante de preferência. No dia seguinte, lembre-se de lavar, hidratar e passar o protetor solar. Em alguns dias, suas olheiras vão diminuir consideravelmente.
O que pode causar olheiras
Ainda melhor do que fazer o tratamento, é evitar que as olheiras se desenvolvam. Entre as causas mais prováveis para seu surgimento, estão:
- Cansaço: procure dormir pelo menos 8 horas por dia, evitando forçar seus olhos e causar mais olheiras;
- Retenção de líquido: ela também pode agravar o quadro, sendo fundamental reduzir o sal e aumentar o consumo de água;
- Alergia: não tem jeito, se você ficar coçando os olhos, elas vão aparecer. Trate a alergia para evitar as olheiras;
- Hereditariedade: se seus pais têm olheiras, há grandes chances de você ter também. Nesse caso, é hidratar bastante e evitar outros fatores que agravem o caso;
- Estresse: também o estresse, assim como a falta de sono, pode aumentar as olheiras, então busque formas de manter a mente mais tranquila, praticando atividades físicas ou meditação.
Essas são as principais causas, que se tratadas, vão reduzir o aparecimento de olheiras escuras ao redor dos olhos. E se elas já estão por aí, sem problemas, é só fazer o tratamento e tratar a causa. Faça o teste e depois conte o que achou!