Crupe é o nome mais simples da laringotraqueobronquite. Essa doença é causada por um vírus que atinge as vias aéreas superiores e inferiores. O organismo das crianças pequenas, entre um e seis anos de idade, é o mais afetado.
Veja também: 7 Cuidados para prevenir crises de alergia e asma em crianças
Sintomas de crupe
A crupe começa parecendo uma gripe: tosse, coriza e pode surgir febre baixa. Mas, conforme avança, durante 3 a 7 dias, a doença pode apresentar:
- Chiado ao respirar;
- Dificuldade em respirar, principalmente inspirar;
- Rouquidão;
- Tosse “de cachorro”, que pode aliviar durante o dia e piorar à noite.
Como aliviar a tosse: seca, com catarro e alérgica
Risco de complicações
Devido à má oxigenação do corpo, alguns pacientes podem ter complicações como aumento da frequência cardíaca e respiratória, dores no esterno e diafragma, além de lábios e pontas dos dedos azuladas.
Se esses sintomas ainda estiverem presentes depois de duas semanas, a criança precisará ser internada para que seja fornecido oxigênio e sejam administrados outros medicamentos mais eficazes para tratar a infecção.
O que causa crupe?
A causa é uma infecção por vírus, principalmente pelo vírus Influenzae. O contágio ocorre através do contato com superfície ou objetos contaminados, e por meio da inalação de gotículas de saliva liberadas no espirro ou na tosse.
Existem casos em que a doença pode ser resultado da infecção por bactérias do gênero Staphylococcus e Streptococcus., recebendo o nome de traqueíte.
Aproveite e veja: 5 cuidados na hora de varrer para não espalhar vírus e bactérias
Diagnóstico e tratamento
Logo que perceber que os sintomas do que pensava ser gripe persistem ou pioram, é importante ligar para o pediatra com urgência.
O diagnóstico é feito pela observação dos sintomas e pode precisar fazer raio-x para excluir a hipótese de outras doenças.
O tratamento consiste num conjunto de cuidados. A criança deve ingerir muitos líquidos para melhorar a hidratação. Deve ficar numa posição cômoda para que consiga descansar.
Mitos e verdades sobre a hidratação do corpo
Fazer inalação de ar frio e úmido, ou nebulização com soro e medicamentos, é ótimo para ajudar a umedecer as vias respiratórias e facilitar a respiração.
Se for preciso diminuir a inflamação das vias respiratórias, o médico poderá receitar medicamentos como os corticoides ou epinefrina. Se tiver febre, geralmente se usa o paracetamol.
Vale lembrar que não é recomendado tomar remédio para diminuir a tosse. Só use caso o médico coloque na receita.
Além disso, somente em casos de infecção por bactéria ou risco de infecção bacteriana, o médico poderá receitar antibióticos.
Veja também: É possível contrair covid, gripe e resfriado ao mesmo tempo?
Artigo com informações de Tua Saúde