cróton cuidados e como fazer mudas
Crédito: Freepik

Cróton: aprenda a cuidar dessa planta de lindas folhas coloridas

São vários tipos de crótons para cultivar e colorir a sua casa ou jardim

Publicidade

Para quem adora cultivar diversas espécies de plantas em casa, o cróton é uma das que não pode faltar na coleção. Essa planta chama atenção por causa das suas folhas largas e coloridas, perfeitas para dar mais cor à decoração sem precisar de flores. Veja quais são os cuidados para o cultivo do cróton.

Características gerais da planta cróton

como plantar cróton
Crédito: Freepik

O cróton faz parte de um conjunto de plantas que tem o nome científico Codiaeum varieagatum. Ele é um arbusto semilenhoso que, quando plantado no chão, pode chegar a 3 metros de altura.

As cores das suas folhas variam conforme a espécie, podendo ter diferentes tons de verde ou mesclando verde com vermelho, alaranjado e amarelado.

O tamanho e formato das folhas também variam entre mais largas e finas, bem marcadas e menos marcadas. Então, você pode cultivar vários crótons diferentes e aumentar sua coleção.

Publicidade

Cuidado com a toxicidade

Se você tem animais de estimação e crianças em casa, tenha o cuidado de manter essa planta longe do alcance deles, pois ela é tóxica. E quando for manuseá-la use luvas, pois pode ser tóxica até para quem tem cuidado.

Luminosidade

Essa é uma ótima planta para ter no seu jardim, especialmente se for um tipo de grande porte. Ela gosta de sol pleno, porém tolera ambientes de meia sombra, desde que sejam com ótima claridade. Ou seja, pode tê-la dentro de casa, desde que pegue algumas horas de sol por dia e fique em um cômodo com boa iluminação natural.

Se a planta ficar muito mais tempo na sombra, sem pegar sol, ela poderá ser infestada por fungos ou cochonilhas. Para resolver, além de colocar a planta mais tempo no sol, faça um tratamento com óleo de neem.

Clima

O cuidado que deve ter com o clima é que essa planta não tolera o frio intenso, muito menos a geada. Então, se você mora em uma região onde faz muito frio no inverno, é melhor cultivar o cróton dentro de casa ou em vasos para protegê-lo na época fria.

Publicidade

Regas

Não tem dificuldade quanto às regas do cróton. Apenas tenha o cuidado de verificar se a terra está sempre úmida, especialmente se a planta for mantida sob sol pleno. No verão as regas devem ser mais frequentes, mas essa frequência vai depender da região em que você mora e da intensidade de sol sobre a planta.

Substrato e adubo

Uma terra rica em matéria orgânica e leve é ideal para o plantio do cróton. Depois, de tempos em tempos, pode manter uma adubação equilibrada com um NPK 10-10-10 ou com receitas de adubo natural.

Cróton precisa de poda?

como reproduzir cróton
Crédito: Freepik

Como essa planta pode ficar bem grande, você pode fazer algumas podas, antes ou depois da época de floração, para dar um contorno a ela. Além disso, pode fazer podas de limpeza, removendo folhas secas ou machucadas, sempre usando luvas para evitar contato com o componente tóxico na seiva.

Publicidade

Como fazer mudas de cróton?

Se quiser fazer uma reprodução por sementes da sua planta, pode esperar passar a época dos frutos e colher as sementes.

Mas para ser mais fácil e rápido, pode fazer a reprodução com uma parte do caule que seja mais lenhosa, ou seja, mais grossa e firme, colocando-a direto na terra e mantendo essa terra úmida. Leva pouco mais de um mês para começar a enraizar.

Se algumas folhas da planta estiverem machucadinhas, porém saudáveis, você pode cortá-las com cuidado e colocar a parte de baixo na terra, pois também vão criar raízes. Confira no vídeo abaixo o resultado desses tipos de reprodução:

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM