Trabalhar fora o dia todo e ainda ter que fazer as tarefas domésticas é um grande desafio. O sentimento de frustração toma conta quando você sente que não está conseguindo manter o mínimo da limpeza e organização.
A solução não é ficar o fim de semana inteiro faxinando a casa, por dois motivos: primeiro, você não vai descansar e a semana seguinte já vai começar improdutiva. Segundo, a organização vai durar muito pouco e você vai ter que ver a casa bagunçada e suja por vários dias.
Então, a dica é montar o seu próprio cronograma de limpeza diária, de acordo com os seus horários, compromissos extras e disponibilidade para cada tarefa. Veja algumas sugestões úteis.
Determine as tarefas principais por dia
O primeiro passo para montar um cronograma de limpeza eficiente é determinar quais são as principais tarefas domésticas que você tem que fazer por dia. Você pode escolher entre tarefas completas ou por cômodos, dependendo do tamanho da sua casa, por exemplo:
Por tarefas
- Segunda-feira: Trocar as roupas de cama + aspirar todos os tapetes;
- Terça-feira: Limpar todas as janelas + tirar todos os lixos;
- Quarta-feira: Lavar todas as pias e vasos sanitários;
- Quinta-feira: Lavar, estender e recolher a roupa;
- Sexta-feira: Tirar pó dos móveis + varrer/aspirar os pisos.
Por cômodos
- Segunda-feira: Limpar a cozinha e a lavanderia (lavar a louça não conta);
- Terça-feira: Limpar a sala de estar e jantar;
- Quarta-feira: Limpar os banheiros;
- Quinta-feira: Limpar a sacada/calçadas.
- Sexta-feira: Limpar os quartos.
Estime o tempo que leva para cada tarefa
Para que a dica anterior funcione, seja por tarefa ou por cômodo, você precisa ter ideia de quanto tempo leva para fazer cada coisa. E claro, procurar agilizar as tarefas, sem ficar procrastinando ou parando uma coisa para fazer outra.
Assim, você consegue ter ideia de quanto tempo vai investir por dia na organização e limpeza da sua casa, facilitando o cumprimento de outros compromissos e sem abrir mão do seu tempo de refeições, de descanso, de estar com os filhos e afins.
Se você costuma fazer as tarefas sem olhar para o relógio, ou se faz várias coisas ao mesmo tempo, precisará mudar esse hábito para ter mais produtividade. Antes de começar uma tarefa, coloque o despertador para tocar dentro de uns 20 minutos.
Enquanto isso, faça apenas essa tarefa, com agilidade, para ver em quanto tempo consegue terminar. Anote o resultado em um caderninho e, assim, você vai descobrindo quanto tempo leva para fazer cada coisa.
Tarefas que devem ser feitas todos os dias
É importante que certas tarefas domésticas sejam feitas todos os dias, pois impactam na eficiência da rotina. Se ficarem sendo acumuladas, vão fazer você perder muito tempo, sem necessidade. Então, essas tarefas devem ser adicionadas no seu cronograma diário:
- Lavar e guardar a louça (pode deixar secando no escorredor);
- Arrumar a cama;
- Fazer almoço (se você tem esse hábito);
- Colocar brinquedos no lugar (se seus filhos tiverem idade, eles devem fazer isso);
- Organizar a sala (colocar almofadas, pufes e mesinhas no lugar certo para manter a ordem);
- Limpar a pia do banheiro sempre depois de usá-la (todos na casa devem ter esse hábito);
- Abrir janelas para arejar os ambientes (a menos que ninguém fique em casa durante o dia).
No dia de uma tarefa mais pesada, tire uma tarefa leve da semana
Você também pode escolher, toda semana, um dia para fazer uma tarefa mais completa e pesada. Por exemplo, se na sexta-feira você vai ter tempo para fazer uma limpeza completa no banheiro, com pia, vaso, paredes, box e piso, não precisa fazer a limpeza básica só do vaso e da pia naquela semana. Então, substitua essa limpeza básica por outra tarefa.
A ideia aqui é gerenciar melhor o seu tempo quando você tiver algum cancelamento de compromisso, quando chegar mais cedo ou estiver com mais disposição para uma tarefa que leva mais tempo. Seja flexível quando necessário e possível.
Tarefas para fazer mensalmente
Tem coisas que você não precisa limpar todos os dias e nem uma vez por semana. Então, use a dica anterior para fazer uma ou duas tarefas mensais em algum dia do seu mês, como:
- Limpar a geladeira por dentro e por fora;
- Limpar as calhas;
- Limpar os fornos por dentro e por fora;
- Lavar calçados;
- Limpar luminárias;
- Deixar os colchões no sol;
- Lavar as cortinas;
- Limpar as portas e batentes;
- Limpar armários por dentro.