Depois de uma escova progressiva, a estrutura do cabelo muda. Por mais que ele esteja brilhoso, parecendo muito saudável, o procedimento químico removeu água, lipídios e proteínas de sua estrutura, e esses nutrientes precisam ser repostos. A forma de fazer isso é com o cronograma capilar.
Para que serve o cronograma capilar?
O cronograma capilar é um calendário mensal composto de tratamentos para hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Cada procedimento é feito de forma alternada para devolver ao cabelo todos os nutrientes perdidos.
Veja como montar esse cronograma para cuidar do seu cabelo depois de fazer progressiva, atenuando problemas como frizz, pontas duplas, ressecamento e quebra dos fios.
Importância de cada etapa do cronograma capilar
Para oferecer ao seu cabelo com progressiva tudo o que ele precisa, você terá que fazer três tipos de tratamento por semana, no primeiro mês: hidratação, nutrição e reconstrução.
Hidratação
A hidratação semanal deve ser feita com um creme rico em vitaminas que vão deixar o cabelo mais macio e com movimento. Você pode escolher uma máscara própria para quem tem progressiva ou fazer receitas caseiras de máscara hidratante.
Veja também:
Nutrição
A etapa na nutrição pode ser feita como a de hidratação, aplicando um creme que tenha óleos vegetais, essenciais para deixar o cabelo sem frizz, mais brilhoso e com menos pontas duplas.
Além do creme, você pode escolher fazer uma umectação, que é a aplicação de óleos vegetais no cabelo, com ou sem o uso de cremes.
Veja também:
Reconstrução
A reconstrução é o tratamento que vai devolver a queratina ao cabelo, que é afetada quando se faz a progressiva, mas que é muito importante, pois compõe 80% do fio de cabelo. Além da queratina, a reconstrução também repõe creatina, arginina, aminoácidos, proteína hidrolisada de trigo, colágeno e cisteína.
Apesar de ser um tratamento muito importante após a progressiva, a reconstrução é o tratamento menos frequente no seu cronograma, pois se fizer demais, terá ume feito rebote de fios endurecidos, opacos e quebradiços.
Veja também:
Modelo de cronograma capilar para quem tem progressiva
Não existe um cronograma único que deve ser seguido por todas as pessoas. Você precisa avaliar as condições do seu cabelo para saber do que ele mais precisa. Seu cabeleireiro pode ajudar nessa avaliação, antes e depois de aplicar a progressiva.
Mas, de modo geral, veja essa dica de cronograma equilibrado que você pode colocar em prática no primeiro mês após fazer a progressiva.
- 1ª semana: hidratação, nutrição e reconstrução
- 2ª semana: nutrição, hidratação e nutrição
- 3ª semana: hidratação, nutrição e reconstrução
- 4ª semana: hidratação, nutrição e hidratação
Depois do primeiro mês, pode ir adaptando conforme notar a resposta do seu cabelo a cada tratamento, e não precisa mais fazer todos eles na mesma semana.
Mantenha apenas a hidratação semanal e deixe mais dias de espaço entre cada nutrição. A reconstrução vai ficando menos necessária até que você volte a aplicar química no cabelo.