A crista-de-galo é uma planta apaixonante para os amantes de flores diferentes. Seu nome botânico é Celosia argentea, e existem as variações Celosia argentea argentea, Celosia argentea plumosa e Celosia argentea cristata. Essa última, a cristata, é mais parecida com uma crista de galo. Todas elas têm dicas de cultivo iguais. Veja quais são e cultive as três na sua casa.
Luminosidade
A crista-de-galo é uma planta que gosta de sol pleno, pelo menos 6 horas de sol por dia, não por acaso é bastante usada no paisagismo de jardins formando lindos maciços. Se quiser mantê-la em um vaso, precisa deixar esse vaso no sol.
Regas
A crista-de-galo é uma planta que gosta de água, mas não em excesso. No verão é bom regar duas vezes por semana para manter as flores bem vivas e bonitas. Assim como toda planta, se você regar demais, as raízes vão apodrecer e os fungos vão se desenvolver na planta.
Adubação
Como essa é uma planta de bastante floração, ela precisa de um adubo com fósforo para manter as flores bonitas. O ideal é dar para ela um adubo NPK 4-14-8 que tem mais fósforo.
Reprodução
Não dá certo querer cortar um caule dessa planta para gerar um novo broto. Como ela é anual, a mesma planta dificilmente vai dar flor de novo. Sua reprodução é por sementes, então você pode esperar passar o período da floração, quando as flores começam a secar.
Daí pode retirar a planta da terra, colocá-la deitada sobre o solo e cobrir com mais terra, em um local que não tenha sol direto. Faça uma rega regular e aguarde que em três semanas as sementes dentro das flores devem começar a germinar.]
Veja também: Como cultivar pedilanthus