Depois de alguns meses de pandemia de coronavírus, a orientação é de que todas as pessoas que puderem, façam uso das máscaras de proteção quando estiverem fora de casa ou na companhia de pessoas doentes. Porém, a regra tem uma exceção. Crianças menores de 2 anos não devem usar máscara.
Essa orientação vem da Academia Americana de Pediatria, uma das autoridades mundiais na área da saúde infantil. O motivo é bem simples. Como os pequenos possuem vias aéreas mais estreitas, a máscara pode dificultar a respiração, inclusive causando sufocamento.
Além do mais, as crianças vão ficar tocando na máscara o tempo todo, ao mesmo tempo em que tocam em outras superfícies que podem estar contaminadas. Portanto, não faz sentido usá-la.
Quanto às crianças com mais de 2 anos de idade, a máscara até pode ser usada, mas apenas em ocasiões de necessidade, como quando não tiver hipótese e a criança precisar acompanhar o adulto em um estabelecimento fora de casa. É preciso orientar para que o pequeno não toque na máscara enquanto a estiver usando.
Como proteger as crianças pequenas do coronavírus?
De modo geral, a orientação é a mesma que para os adultos: mantenha a criança em casa o máximo de tempo possível. Quando sair com ela para um passeio rápido, levando-a para caminhar e brincar, mantenha o distanciamento social.
Quando voltar para casa, as mãos devem ser muito bem lavadas, bem como as roupas e sapatos devem ser trocados.
Mesmo indo a um parquinho ou saindo para uma caminhada, se mantiver o distanciamento social de ao menos 2 metros, não é preciso colocar máscara nos pequenos.
Veja também: menino com doença pulmonar que se curou do coronavírus emociona a web