Um estudo provou o que todo mundo já sabia. Crianças que crescem com os avós são mais felizes e tendem a ter melhores resultados na vida. Muitos avós são ativos na dinâmica familiar, de forma mais efetiva. Da mesma forma, muitos netos dependem exclusivamente da criação dos avós. Veja como essa relação tende a terminar em felicidade – para todas as partes.
Veja também: 5 dicas que avós de primeira viagem precisam saber
Estudo: crianças que crescem com os avós
Um estudo realizado pela Universidade de Oxford mostrou que, se crescerem ao lado dos avós, as crianças tendem a serem mais felizes. De acordo com os pesquisadores, os pequenos que tinham “um alto nível de envolvimento com os avós, tinham menos problemas emocionais e comportamentais”.
Para chegar a essa conclusão, foram entrevistadas 1.500 crianças e seus familiares, buscando dados sobre desempenho na escola e peraltices. Também mediram o tempo em que as crianças passavam com os avós, relacionando tudo em seguida. E o resultado foi surpreendentemente positivo para as crianças que crescem com os avós. Entenda por que isso acontece.
Dinâmica de crianças que crescem com os avós
Foi mostrado no estudo que o avô e a avó têm papéis diferentes na criação dos netinhos. Por um lado, a vovó foca mais no cuidado, higiene, educação e bem-estar. Já o vovô é geralmente envolvido em atividades que envolvem orientação e movimentação, como aquelas brincadeiras mais agitadas que tanto preocupam as avós.
Ou seja, muito mais do que tomar conta simplesmente, eles educam, cuidam e se divertem com os netos. E quer saber o melhor de tudo? Fazem isso com muito amor, procurando sempre o melhor para seus pequenos. Veja algumas características dessa forma de cuidar e por que ficar com os avós e tão especial.
Resgate do passado
Para os avós, é a oportunidade perfeita para relembrar as brincadeiras e histórias de infância. Casa de avô sempre tem muitos retratos, álbuns, objetos que os netos adoram folhear e saber quem era quem, o que estavam fazendo. É como se a história da família estivesse sendo preservada pela memória dos avós, quer fazem questão de deixá-la muito mais criativa e interessante.
Cuidado verdadeiro
Com a chegada dos netos, os avós são capazes de transformar suas vidas e assumem tarefas pelo simples prazer de estarem com os pequenos. Passam a programar passeios, fazem questão de estarem presentes em momentos festivos, de entreter e de satisfazer todos os caprichos dos netos.
Avós também saem ganhando
Certamente os netos são o maior presente que um filho pode dar aos seus pais. Como compreender este amor tão profundo? Será verdade que os avós “estragam” os netos? Essas perguntas são rapidamente esquecidas com o encontro entre avós e netos, o barulho das risadas e o sorriso estampado na cara de cada um.