Menu

A criança que respeita os mais velhos se torna um adulto melhor

O respeito é um dos pilares de toda sociedade e deve ser cultivado desde cedo

Crédito: Freepik

Publicidade

Crianças que não respeitam pais e avós crescem mimadas e acham que podem conseguir qualquer coisa que quiserem com o mau comportamento. Porém, o mundo não funciona assim… Uma criança que não respeita se torna um adulto frustrado, pois não saberá lidar com os inúmeros  “nãos” dados pela sociedade.

Além disso, uma criança que não respeita os mais velhos terá maior tendência a desrespeitar outras pessoas na vida adulta e arrumar muita encrenca por isso, seja na vida amorosa ou até mesmo no trabalho!

E nem precisa esperar tanto para ver as consequências, pois na própria infância essa criança acaba sendo isolada, por ser considerada chata ou até malvada pelos coleguinhas.

Sendo assim, é essencial cultivar esse respeito, para que elas entendam a noção de hierarquia e possam aplicá-la no decorrer de sua vida. Isso irá fazer com que ela se inclua melhor na escola, faculdade ou trabalho. Ela também terá muito mais facilidade em atrair pessoas respeitosas em sua convivência, tendo certamente uma melhor qualidade de vida.

Publicidade

E como fazer isso?

Crédito: Freepik

Primeiro de tudo, é essencial que os pais da criança também respeitem os mais velhos e disseminem esse comportamento também para as mais diversas pessoas. Por isso, os pais devem demonstrar tolerância com opiniões divergentes e abandonar preconceitos.

Dar o exemplo é essencial para que a criança possa absorver e aplicar melhor esses comportamentos futuramente. Por isso, não foque apenas na ação de seus filhos, mas também em suas ações.

Ligue para seus pais e avós, se eles ainda estiverem vivos, contem histórias interessantes sobre eles e faça visitas regulares, mostrando como se deve agir. Além disso, outra opção interessante é levar os pequenos a casas de repouso, fazendo companhia, conversando e entendendo essas pessoas especiais que vivem tão sozinhas.

Sendo assim, você poderá ensinar diretamente a seu filho a cultivar o respeito pelos mais velhos e ele poderá se adaptar muito melhor à vida em sociedade na infância e adolescência e até mesmo na inserção à vida adulta! Afinal, crianças que cultivam respeito possuem menor tendência a serem frustradas ou a causar problemas.

Publicidade
Sair da versão mobile