É de conhecimento comum que o café é uma bebida estimulante por causa da cafeína. Mas também é a bebida mais comum na mesa dos brasileiros. Então, é normal que seu filho pequeno tenha curiosidade e peça para tomar café.
Nesse momento, considere algumas coisas: a idade do seu filho, o momento do dia e a quantidade de café que irá oferecer. Veja os motivos.
Quando e como oferecer café para a criança?
Se o seu filho tem menos de 6 anos, o ideal é que ele ainda não tome café. Se ele pedir, pode oferecer só um ou dois golinhos para provar e matar a vontade, de preferência que seja com leite e sem açúcar ou adoçante.
A partir dos 6 anos de idade a criança pode tomar até meia xícara de café por dia, de preferência descafeinado e que seja misturado com mais leite na proporção de ¾ de leite para ¼ de café na xícara.
Além disso, prefira que a hora do café da criança seja de manhã ou até o meio da tarde. Se deixar para a noite, o café poderá causar problemas para dormir, deixar a criança muito desperta.
Benefícios e malefícios do café para as crianças
O café é uma bebida que oferece benefícios para a saúde, desde que seja consumida de forma equilibrada. O café contém antioxidantes, vitaminas e minerais, e se o seu filho tomar a meia xícara de café com leite antes de fazer as tarefas da escola, pode até ajudá-lo a ficar mais atento.
No entanto, se o café for oferecido em excesso, poderá ter o efeito rebote, causando insônia, irritabilidade, problemas de estômago, além de atrapalhar na absorção de ferro, o que é perigoso por gerar anemia.