Menu

Cabelo crespo e cacheado cresce mais devagar?

Veja como cuidar bem dos seus cachos para que eles cresçam normalmente, mais fortes e saudáveis

Crédito: Freepik

Publicidade

Quem tem cabelo cacheado ou crespo e quer deixar as madeixas crescerem bastante, pode sentir uma certa frustração. Como os fios são muito curvados, dão a impressão de que não estão crescendo. Mas é só impressão mesmo. Se o cabelo estiver recebendo os cuidados adequados, ele vai crescer sim, do mesmo jeito que o cabelo liso.

Cabelo crespo e cacheado cresce mais devagar?

Não. Se o cabelo estiver saudável, ele vai crescer do mesmo jeito que os lisos e ondulados, uma média de 1 a 1,5 centímetro por mês. A dica para confirmar o crescimento é medir seu cabelo no banho – quando ele está mais esticado, ou esticando um fio sempre da mesma região para acompanhar a mudança de tamanho.

O cabelo cacheado e crespo encolhe muito

O que pode dar a impressão de que o cabelo não está crescendo é o fato de que cabelos cacheados e crespos encolhem até 75% por causa do seu formato. Quando você faz uma finalização que deixa o cabelo mais solto e volumoso, ele parece mais curto ainda. Só quando você estica o fio consegue perceber a diferença de tamanho.

Cuidados especiais para preservar os cachos e ajudá-los a crescer

Agora, tem uma questão importante. Se você acha que seus cachos não estão crescendo, talvez não esteja cuidando deles como deveria. O cabelo cacheado e crespo é mais frágil, pois resseca e quebra com mais facilidade. Aí, o tanto que cresceu na raiz vai ser quebrado na ponta, e comprimento não vai aumentar.

Publicidade

Pode parecer que o cabelo cacheado e crespo é mais forte porque o fio é mais espesso e porque tem volume. Mas, por causa da curvatura dos fios, o óleo natural, a umidade e os nutrientes não conseguem chegar nas pontas com facilidade. É por isso que elas ficam fracas e quebram.

Sendo assim, o que você precisa fazer é prevenir o ressecamento e a quebra dos fios. Veja alguns dos cuidados que deve ter na rotina para ter fios mais fortes, saudáveis e que crescem normalmente.

Desembarace com cuidado

Alguns cachos têm fios espessos, mas outros são bem finos. Esses embaraçam com bastante facilidade, e precisa ter cuidado ao pentear. Quando for desembaraçar o cabelo, sempre comece pelas pontas, e usando um creme para pentear. Se o cabelo estiver umedecido e hidratado, vai desembaraçar com mais facilidade, sem arrebentar. Faça isso com delicadeza e paciência.

Mantenha as pontas aparadas

A sua intenção é deixar o cabelo crescer, mas para isso é importante dar aquela leve aparada nas pontas a cada três meses, mais ou menos. O motivo é retirar as pontas duplas e evitar os nós que se formam com mais facilidade quando as pontas estão ressecadas. Se você não tem muita paciência para ficar desembaraçando, é melhor manter as pontas saudáveis para evitar que se quebrem.

Publicidade

Cuide do couro cabeludo

É do couro cabeludo que nasce e cresce o cabelo. Logo, precisa mantê-lo saudável. Não significa que deva lavar demais para limpar. Geralmente o cabelo crespo e cacheado leva uns dois ou três dias para começar a parecer oleoso, então pode lavar só quando precisar mesmo.

Além disso, lave sempre com água morna (nunca muito quente, pois resseca) e use produtos próprios para o seu tipo de cacho. Deixe para usar xampu antirresíduo só quando for fazer algum tratamento específico, pois ele limpa demais e acaba estimulando a produção exagerada de oleosidade.

Mantenha a nutrição e hidratação

Uma vez por semana é bom fazer uma hidratação no cabelo. Para não passar muito trabalho, escolha uma máscara potente que já tenha nutrientes. Assim, não precisa fazer dois ou três tipos diferentes de tratamento.

Publicidade

Mas, se quiser oferecer uma dose extra de nutrientes ao cabelo, a umectação é uma ótima escolha. Você aplica algum óleo vegetal no cabelo seco, deixa agir, depois remove lavando normalmente.

Aproveite e veja:

Sair da versão mobile