Existem salgados que são maravilhosos pelo sabor, mas a coxinha de mandioca os supera, pois além disso, também promove benefícios também para a saúde. Assim, esse salgado é um bom modo de você comer alimentos saborosos na dieta e permite que diversas variações sejam feitas com essa receita.
Receitas de coxinha de mandioca
Rica em carboidratos complexos, a mandioca é excelente para quem pratica qualquer tipo de exercício físico. Isso se deve ao fato de que esse tipo de carboidrato é mais difícil para ser quebrado, o que promove maior ganho de energia a longo prazo.
Por isso, a coxinha de mandioca é uma excelente opção para quem deseja uma alimentação saudável e para quem deseja sabor, pois ela combina com diversos ingredientes:
1. Cheddar e bacon
Essa receita certamente não está no grupo das mais saudáveis de coxinha de mandioca, pois leva o bacon e cheddar em sua composição, alimento bastante gorduroso. Porém, é extremamente saborosa e irá encantar o seu paladar com as características crocante e cremosa. Essa combinação é perfeita para um lanche gostoso para crianças e até para confraternizações.
Anote: como preparar essa deliciosa versão
2. Calabresa
Saiba que com esses simples ingredientes é possível fazer uma deliciosa coxinha de calabresa. O sabor desse salgado irá impressionar o seu paladar, pois realça o característico gosto desse tipo de linguiça, assim como a textura perfeita da mandioca na massa do salgado.
Aprenda: como fazer a massa e o recheio
3. Costela
O recheio dessa versão é feito com costela e se apresenta como uma opção bastante saborosa para se aproveitar em um lanchinho da tarde ou até mesmo em um jantar acompanhado de um filme e boas risadas. O preparo requer que a costela bovina seja cozida e desfiada para servir como recheio.
Experimente: essa versão de dar água na boca
4. Vegana
Feita a base de soja, ela é perfeita para quem é adepto a este estilo de vida e alimentação. A soja, presente nessa coxinha, é uma fonte de proteína que, além de nutrir, deixa a coxinha de mandioca ainda mais saborosa. Como opções de tempero, leva orégano, manjericão, alho poró, azeitonas, limão, cominho, salsa, sal e pimenta.
Conheça: a versão vegana e experimente em casa
5. Quinoa
Aproveitando que a receita anterior também era saudável, vale lembrar sobre a coxinha de mandioca com quinoa que é excelente para o organismo, pois é rica em diversos nutrientes. A quinoa, por exemplo, é bastante rica em ômega-3, cálcio, ferro e fibras, o que faz com que esse ingrediente gere benefícios para diversas funções do organismo.
Faça: essa receita na sua casa para toda a família
6. Integral
Como você pode perceber pela imagem, essa coxinha de mandioca é integral, preparada com aveia em flocos que é mais rica em fibras do que a farinha de aveia. Então, se você deseja regular a sua dieta e gerar saciedade, para manter o deficit calórico, essa receita é ideal. Por isso, confira como fazer essa coxinha.
Saiba: como preparar em casa essa versão
7. Frango e catupiry
Explora diversas sensações no paladar, como o contraste entre as texturas, já que o frango sai suave e suculento, enquanto o recheio fica muito cremoso e a massa bastante consistente e marcante. O outro ponto é o sabor desses dois componentes que se combinam perfeitamente.
Como fazer: a coxinha de frango com catupiry
8. Carne seca
Essa receita é tipicamente nordestina e rende diversas porções, além de gerar saciedade por conta da carne seca. O sabor marcante contrasta perfeitamente com a sua massa suave e recheio temperadinho. Para fazê-la em casa não é muito difícil e pode-se até reaproveitar ingredientes já feitos, como a carne seca, e usar para o preparo da coxinha.
Anote: como preparar e experimente
9. Palmito
Essa coxinha não possui glúten e é temperada com os mais diversos tipos de especiarias, como a cebola, que auxilia no contraste à neutralidade e oferece um sabor único ao prato. Além disso, o palmito é perfeito para colocar na coxinha, pois gera uma sensação refrescante e até de maciez no meio da mastigação.
Experimente: esse recheio de palmito
10. Carne moída
Essa receita é bastante rica em proteínas, derivadas principalmente da carne moída e é uma excelente opção para um diferente pós treino. Vale ressaltar o quanto esse prato é prático de ser feito, pois assim como diversas receitas dessa coxinha,o recheio pode ser preparado com sobras das refeições.
Saiba: como preparar com carne moída
Qual dessas receitas de coxinha de mandioca você pretende fazer em casa? Comente aqui!
Veja também: Como cozinhar mandioca congelada
E mais: Como fritar coxinha congelada