A osteoporose é uma doença que afeta os ossos, quando perdem sua massa inteira por conta de uma redução de minerais no organismo. Esses minerais são essenciais para que os ossos tenham um interior sólido e, assim, sejam fortes. Ou seja, quem sofre com essa doença, fica com os ossos cada vez mais fracos e frágeis, com interior poroso e grande risco de sofrer fraturas, mesmo ao executar tarefas simples. Junto com o tratamento médico, uma das opções naturais que ajuda na reposição dos minerais perdidos é a couve. Veja quais são os benefícios da couve para osteoporose e receitas de sucos para incluir no cardápio, seja para tratar ou para prevenir a doença.
Benefícios da couve para tratar a osteoporose
Existem diferentes causas para a osteoporose. Ela pode surgir naturalmente com a idade, especialmente a partir dos 50 anos, quando o corpo começa a entrar na fase da menopausa (para mulheres) e andropausa (para homens). Nessa fase o organismo reduz a sua produção e absorção de diversos minerais e hormônios, levando a essa perda de massa óssea.
Existe também o tipo de osteoporose causada por inflamações, como artrites, alterações nas glândulas endócrinas, além dos maus hábitos de saúde, como fumar, beber em excesso e ser sedentário.
Sendo assim, é essencial consultar um médico ortopedista para saber qual é a causa da doença e dar início ao tratamento que vai retardar a evolução da osteoporose, pois ela não tem cura. O tratamento, então, poderá incluir a ingestão do suco de couve para osteoporose. Confira os benefícios da couve para o organismo.
Fornecimento de cálcio
O cálcio é um dos mais importantes minerais para a formação dos ossos. Logo, com sua perda, os ossos vão ficando mais fracos. Para isso, é necessário fazer uma reposição desse mineral, dentro da quantidade recomendada pelo médico, pois cada pessoa tem um nível diferente de perda.
Como a couve é um vegetal rico em cálcio, ela pode ser uma grande aliada no tratamento para evitar que a doença evolua tão rapidamente.
Fonte de magnésio
Outro mineral essencial para o controle da osteoporose é o magnésio, pois o cálcio necessita de uma determinada quantidade de magnésio para conseguir exercer suas funções no organismo.
A couve carrega a dose ideal de cálcio e de magnésio na sua composição, o que é excelente para que o cálcio seja ainda mais potente.
Fortalecimento do organismo como um todo
O corpo humano é uma unidade, ou seja, tudo precisa estar funcionando bem para que a saúde esteja perfeita. Logo, não basta tratar apenas os sintomas da osteoporose quando o corpo todo está passando por deficiências nutricionais, que é o que ocorre facilmente nas pessoas idosas e com estilo de vida bastante sedentário.
Por isso, a couve é aliada mais uma vez. Ela possui muitos antioxidantes, desintoxicantes, muitas vitaminas, minerais e fitoquímicos que ajudam a fortalecer a saúde como um todo.
Receitas de sucos de couve para osteoporose
Agora que já conhece os principais benefícios da couve para osteoporose, anote essas receitas saudáveis e gostosas para tomar 3 vezes por semana ou de acordo com as recomendações do seu médico.
1. Couve com maracujá
Essa é uma combinação saborosa e riquíssima em vitaminas e minerais. Para quem sofre com dores, o maracujá ajuda a acalmar e a pegar no sono, então é um bom suco para tomar à noite.
Para fazer, basta bater no liquidificador 2 folhas de couve com 200 ml de suco de maracujá concentrado e um pouco de água. Adoce o menos possível e beba em seguida.
2. Suco de couve com laranja e cenoura
Mais uma boa dose de vitaminas C e A, além de diversos outros nutrientes para deixar o corpo mais forte. Rico em fibras e cálcio, esse é um bom suco para o café da manhã, pois ajuda a regular o trânsito intestinal.
A receita consiste em bater no liquidificador 2 folhas de couve com suco de 2 laranjas e 2 cenouras médias em pedaços. Se achar necessário, adicione um pouco de água, mas evite adoçar. Beba em seguida.
3. Suco de couve com abacaxi e hortelã
O abacaxi é muito suculento, rico em fibras e vitaminas. A hortelã, além de deixar o suco mais gostoso, oferece sua ação digestiva e anti-inflamatória que atua aonde o corpo estiver precisando.
Bata no liquidificador 2 folhas de couve com 3 rodelas de abacaxi maduro e algumas folhas de hortelã frescas. A escolha de um abacaxi maduro é melhor porque ele é mais doce, assim não precisa adicionar açúcar. Beba em seguida.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados é essencial levar um estilo de vida saudável.
Veja também: Como congelar couve