Afinal, usar cotonete faz mal ou é apenas um mito? O uso destas hastes flexíveis dentro do ouvido é uma prática comum e faz parte da rotina de higiene das pessoas. O problema é que muitos não sabem, mas esse hábito simples, pode gerar lesões sérias no ouvido.
Cotonete faz mal?
De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) o uso de cotonete (haste flexível) na limpeza do ouvido “é a maior causa de inflamações e lesões no canal auditivo”. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Otologia, Dr. Humberto Afonso Guimarães, “em alguns casos, as hastes flexíveis podem perfurar o tímpano, causando graves lesões e até mesmo a surdez parcial”.
Outra questão é a cera. Ela lubrifica, limpa e protege os ouvidos. Qualquer impureza que entre por sua orelha ficará presa na cera e não chegará ao canal auditivo. Os movimentos de abrir e fechar da mandíbula, o ato de mastigar e falar empurram a cera para fora do ouvido, que é lavada no banho. Ou seja, a limpeza do excesso dessa substância ocorre de forma natural pelo corpo.
Quando você usa o cotonete, além das lesões mencionadas, você pode sem querer empurrar a cera para dentro do ouvido. Ou seja, cotonete faz mal, pois também pode empurrar sujeira para dentro do canal auditivo. Por isso, o recomendado é procurar o especialistas na área para solucionar o problema, de modo correto.
Riscos de usar cotonete
Além destes principais riscos já citados anteriormente, é possível concluir que cotonete faz mal, devido a estes outros riscos associados ao uso dess objeto para limpeza do canal auditivo:
1. Eczemas
O ato de utilizar o cotonete diariamente nos ouvidos pode levar à formação de eczemas, que são o resultado da inflamação na pele que fica dentro da orelha.
2. Otite
Nem sempre o cotonete é armazenado corretamente, ficando muitas vezes na pia ou no armário do banheiro. Sabe-se que esse é um dos lugares mais sujos da casa, cheio de microorganismos nocivos à saúde. E, ao colocar o cotonete no fundo do ouvido, há risco de desenvolver inflamações como a otite.
3. Tampões de cera endurecidos
Quando você insere as hastes mais profundamente, não está retirando a cera e sim empurrando. Por isso considera-se que o cotonete fz mal, pois com o tempo, forma-se uma barreira densa, que impede a qualidade da audição.
4. Surdez
Outro fator relevante na decisão de que cotonete faz mal é a possibilidade de surdez provocada pelas consequências da perfuração do tímpano.
5. Aumento da produção de cera
Quanto mais você limpar o ouvido, mais sua proteção natural será retirada, deixando-o ressecado. Para compensar isso, o organismo produz ainda mais cera, para lubrificar o canal auditivo e proteger contra infecções.
Como limpar o ouvido sem cotonete
Você pode estar se perguntando então por que existe o cotonete? Ele foi feito para ser usado na parte exterior da orelha. Nunca dentro do ouvido! A forma correta de usar o cotonete é apenas passá-lo nas dobrinhas de fora da orelha.
A melhor maneira de limpar os ouvidos é com água corrente e sabão neutro, enquanto toma banho. Lembre-se de enxaguar e secar bem, mas sem colocar a toalha ou dedo muito fundo.
Os movimentos de abrir e fechar da mandíbula, de mastigar e falar empurram a cera para fora do ouvido, que poderá ser lavada no banho. Ou seja, a limpeza do excesso dessa substância ocorre de forma natural pelo corpo.
Veja um vídeo com o passo a passo. Mas lembre-se que as dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico: