Menu

Costureira reforma bonecas do lixo e doa como presente de Natal

Ela já ajudou centenas de crianças carentes com seu trabalho voluntário, reaproveitando o que não tinha mais uso

Crédito: Reprodução

Publicidade

Entre as que eram arrecadadas e até encontradas no lixo, essa costureira reformou e doou centenas de bonecas, lindas, limpinhas e de vestido novo. Além disso, ajuda não apenas as comunidades, mas também o planeta. Conheça um pouco mais da história dessa mulher que faz a diferença.

Veja também: como não engordar no Natal com dicas preciosas

Costureira reforma e doa bonecas

Crédito: Reprodução

Todo Natal, Francisca Monteiro Alves, de 67 anos, doa centenas de bonecas para crianças carentes. Ela escolhe um bairro diferente a cada ano, distribuindo seus presentes, preparados com todo o cuidado e carinho. Costureira por amor, ela dedica parte do seu tempo para ajudar essas crianças, que lembram tanto sua própria infância com 6 irmãos e sem presentes de Natal.

A ideia nasceu no ano de 2016, depois de conversar com uma amiga, que contava sobre a situação de meninos e meninas carentes. Ela tinha feito uma doação de brinquedos e narrou não somente a realidade deles, mas também o quanto ficaram felizes. Certamente, foi a sementinha que germinou no coração de Dona Chiquita, como é conhecida.

Publicidade

Foi então nesse ano que ela decidiu pegar os retalhos de suas costuras e fazer lindos vestidos para bonecas doadas por crianças que não as queriam mais. Claro que antes elas são todas lavadas, penteadas e deixadas lindas e perfumadas, para suas novas donas. Depois de pedir para os vizinhos e até pegar algumas do lixo, ela fez seu primeiro lote de 43 bonecas.

Momentos para sempre

Foi um momento mágico ver o fruto do seu trabalho deixar a vida de uma criança mais leve. Depois disso, ela continuou todos os anos, sendo que em 2018, foram 111 bonecas que ela arrumou sozinha. Em 2019, as coisas foram mais difíceis, pois devido aos alagamentos onde mora, em Cariacica (ES), as bonecas estavam em péssimo estado.

Mas ela não desistiu: lavou, penteou e vestiu 200 bonecas e ursos de pelúcia. Um recorde, mesmo em meio a tantas dificuldades. Ela já entregou 30 para um bairro e os outros serão distribuídos aos poucos, com a ajuda de alguns conhecidos.

O mais impressionante nisso tudo é a prova de que o ser humano é capaz de coisas grandiosas, fazendo um pouco a cada dia. Certamente ela teve algum momento em que pensou em desistir, cansada e com matéria-prima em péssimas condições. Mas o que ela fez foi reunir força novamente e finalizar o trabalho, batendo assim um novo recorde em sua vida. E o melhor, distribuindo alegria para crianças que terão um Natal ainda melhor.

Publicidade

Como ajudar

E é de ações como as de Francisca que, não somente o Natal, mas todos os melhores dias são feitos. Já pensou em fazer algo para ajudar esse ano? Pode ser uma grande oportunidade para sua empresa, família e vizinhos se unirem. Que tal cada um levar uma saca de alimentos e doar para uma instituição? O mesmo vale com aquelas roupas que não cabem ou combinam e que estão esperando uma chance de ver a luz.

Outra opção super legal para levar a família ou a empresa é o “Papai Noel dos Correios“. Eles recebem milhares de cartinhas para o Papai Noel e colocam à disposição para quem quiser ajudar. Então, é só realizar o pedido e entregá-lo na mesma agência onde pegou a cartinha, que a instituição faz a entrega. Perfeito para uma confraternização com significado.

Veja também: Como tirar tinta de caneta de boneca

Sair da versão mobile