Menu

11 hábitos negativos que atrapalham sua felicidade

Simples hábitos diários podem estar impedindo que as oportunidades se aproximem de você. Veja quais são.

Publicidade

A nossa vida é feita de hábitos, sejam eles bons ou ruins. Desde quando somos crianças, vamos acostumando a fazer cada coisa de um jeito, buscando uma forma mais confortável de viver.

Mas nem sempre conseguimos que todos os hábitos nos façam sentir melhor, muito pelo contrário. Vários deles nos causam um arrependimento quase instantâneo, mas acabamos repetindo de novo e de novo.

O grande problema é que os maus hábitos – aqueles que nos fazem sentir que algo está errado, acabam bloqueando a nossa felicidade, nos fazendo perder oportunidades, além de estragar muitos relacionamentos legais. Veja 11 hábitos negativos que selecionamos e fique alerta:

1. Reclamação

Reclamar é um hábito tão comum que muitas pessoas nem percebem que o fazem o tempo todo. E pior, acham que sempre estão com a razão em reclamar, quando na verdade estão é acostumadas a enxergar o mundo com olhos preguiçosos, porque é mais fácil ver o lado ruim das coisas do que fazer algo para mudar.

Publicidade

2. Mentira

Sim, há quem tenha o hábito de mentir, mesmo em situações que não haveria a menor necessidade, como a mania de dar desculpas quando não cumpriu com algum compromisso. Parece sempre mais fácil dizer que não deu tempo ou estava doente, mas a verdade é que quando você repete essas pequenas mentiras tantas vezes, as pessoas percebem e simplesmente não querem mais conviver com você.

3. Procrastinação

Algumas pessoas funcionam melhor quando deixam tarefas para última hora. Mas isso só é positivo quando não prejudica outras pessoas. O hábito de deixar tudo para depois, inclusive compromissos, pode te afastar de oportunidades de trabalho e dos amigos, pois é cansativo nunca poder contar com alguém que vive adiando tudo.

4. Ser ressentido

O perdão e o desapego são atitudes de libertação que poucos conseguem praticar. Muitas pessoas têm o péssimo hábito de guardar ressentimento sobre tudo aquilo que um dia lhes desagradou. Como resultado, ficam presas no passado e não conseguem levar a vida para frente.

5. Conformar-se com tudo

Quem se conforma em ter ou em ser menos do que gostaria, pode até evitar passar trabalho, mas também vai ficar preso em uma vida infeliz. Receber “nãos” faz parte da vida e da sua evolução, então, não tenha medo de tentar de novo até conseguir tudo o que deseja.

Publicidade

6. Não ser pontual

Quando alguém marca um compromisso em determinado horário com você, esteja lá com 5 minutos de antecedência. Pessoas que não se importam com a pontualidade demonstram que não têm respeito pelo tempo dos outros. Esse é um defeito grave, e não está tudo bem dizer que “brasileiro é assim mesmo”.

7. Não manifestar opinião

Está certo que algumas pessoas falam demais, mesmo quando ninguém pergunta o que estão pensando. Mas deixar de expressar sua opinião só para não iniciar uma conversa ou não querer ser julgado torna-se frustrante, tanto para você quanto para quem está com você. Não perca a oportunidade de dizer o que pensa e mostrar que você tem uma personalidade.

8. Gastar dinheiro à toa

Ter educação financeira é algo que vai beneficiá-lo por toda a vida. Principalmente se você gasta o que não tem com coisas que não precisa e depois tem o hábito de pedir dinheiro emprestado, seja para quem for, nunca conseguirá o respeito dos outros nem a sua independência.

Publicidade

9. Não se preocupar com sua linguagem corporal

A falta de atenção e interesse pelo próprio comportamento é um hábito que impede muitas pessoas de observarem e corrigirem sua linguagem corporal: como sentam, comem, falam, observam, cumprimentam, tudo isso importa quando está com outras pessoas, pois é através da sua linguagem corporal que irá demonstrar boa parte da sua personalidade.

10. Afastar-se dos outros

Ninguém é obrigado a conviver com pessoas que não gosta, mas isolar-se do mundo é um hábito que traz solidão e tristeza com o passar do tempo. Todos precisam de companhia e de convivência, faz parte da natureza humana. Não espere precisar de alguém para valorizar sua presença.

11. Não cuidar de si mesmo

Para atrair qualquer coisa boa para sua vida, você precisa primeiro cuidar de si mesmo, amar e aceitar quem você é e fazer coisas que te tragam alegria, pois você merece. Sua saúde física e psicológica devem estar sempre bem para que você consiga enxergar a felicidade que tanto procura.

Publicidade

Se você tem algum ou alguns destes maus hábitos, procure se esforçar, dia após dia, para mudá-los. Depois de um tempo passará a se sentir uma pessoa mais livre e orgulhosa de si mesma, capaz de conquistar tudo aquilo que deseja.

Leave a Reply

Sair da versão mobile