Você não vai mais ter que esperar o almoço de domingo para comer costela, pois tem formas mais práticas de fazer esse prato delicioso do que deixar por horas na churrasqueira. Aprenda a como fazer costela na panela de pressão e vá preparando os acompanhamentos enquanto sua carne cozinha.
Veja também: receitas de caldo de feijão
Como fazer costela na panela de pressão
A costela feita na panela de pressão fica muito macia e suculenta, do jeito que todo mundo gosta. As receitas variam de acordo com os ingredientes que quiser utilizar para temperar sua carne, confira essas ideias e escolha sua preferida para fazer em casa.
1. Com cebola
Para que a sua costela fique bem saborosa, o segredo dessa receita está em utilizar bastante cebola. Para uma costela com um pouco mais de 1 quilo serão necessárias 4 ou 5 cebolas, também vai depender do seu gosto, é claro. Para o tempero da carne, vai precisar de pimenta, sal fino e alho, nada mais.
Dê uma espiada no passo a passo para fazer: costela acebolada na pressão
2. Com caldo de carne
O sal costuma ser o tempero básico da costela. Muitas vezes, o único, em especial quando a carne é feita na brasa e usa-se o sal grosso. Mas nessa versão é um pouco diferente. Quem vai dar o salgado à receita é o caldo de carne, que também pode ser caldo de costela para ficar ainda melhor.
Conheça os demais ingredientes: costela com caldo de carne na pressão
3. Com 3 ingredientes
Se você já achou as receitas anteriores simples, essa é ainda mais. Só vai precisar da costela, de cebola e de sal grosso. Essa é uma versão mais semelhante à costela na brasa, perfeita para preparar em um dia de chuva quando não puder usar a churrasqueira no quintal.
Prepare com praticidade: costela com 3 ingredientes na pressão
4. Com calabresa
Já imaginou como deve ficar o sabor dessa costela ao adicionar linguiça calabresa na receita? Então o jeito é fazer em casa para ver se o que você está imaginando vai mesmos ser verdade. Essa receita leva, além da carne e da linguiça, tempero verde, sal e cebola, sem dificuldade nenhum para preparar.
Delicie-se: costela com calabresa na panela de pressão
5. Na pressão sem água
Você já deve ter percebido nas receitas anteriores que não é necessário colocar água para cozinhar a carne na pressão. Ela mesma liberta água suficiente para o seu cozimento, além de ter a água da cebola que também ajuda e deixa o sabor mais intenso, como nessa receita.
Leve mais sabor à mesa com: costela na pressão sem água
6. Costela desossada
Não quer usar a costela inteira e acabar desperdiçando a carne que fica nos ossos? Então prepare essa opção que é feita com a costela desossada, bem mais prática para servir depois de pronta. Os temperos são apenas caldos de costela e muitas cebolas.
Todos em casa vão amar: costela desossada na pressão
7. Costela na panela de pressão ao forno
Os temperos dessa opção são igualmente simples em relação às versões anteriores. O grande diferencial é que, depois de ser cozida na panela de pressão, a carne é levada ao forno para finalizar e ficar bem douradinha.
Faça na sua folga de domingo: costela na panela de pressão ao forno
8. Receita especial
Essa versão é mais para quem gosta de um bom corte de carne para fazer a famosa carne de panela, pois leva mais temperos e fica com um delicioso molho para comer com arroz. Essa receita é feita com molho de soja, molho de tomate, água, cebola, caldo de carne, sal e amido de milho, usando costela sem osso.
Vai ficar deliciosa: costela especial na pressão