Os zoológicos são lugares bem interessantes para visitarmos diferentes espécies de animais. Muitas vezes, são a única oportunidade de termos contato com determinadas espécies, quer porque são muito perigosas, quer porque estão em extinção e já não mais as vemos livres na natureza.
Mas, não podemos nos esquecer de que existe um lado cruel por trás de muitos zoos, já que, mesmo vivendo em ambientes que parecem adequados, os animais são prisioneiros. Infelizmente, em alguns casos, os animais até sofrem maus tratos.
Sabendo d tudo isso, as autoridades da Costa Rica decidiram que, dentro dos próximos 10 anos, fecharão todos os zoológicos existentes no país.
Veja também: Depois de anos juntos, leão debilitado se despede de sua salvadora
Essa é mais uma atitude exemplar da Costa Rica, que tem uma das mais ricas biodiversidades do planeta, com 4% de todas as espécies conhecidas. É também referência mundial no uso de fontes alternativas de energia.
René Castro, ministro costa-riquenho do Meio Ambiente, afirmou que o país está conseguindo “desmontar as jaulas e reforçar a ideia de interação com a biodiversidade em parques botânicos, de uma maneira natural. Não queremos animais em cativeiros e encarcerados de modo algum, a não ser resgatá-los e protegê-los”, completou Castro.
Além disso, todos os tipos de animais que estejam em cativeiro e que não tenham condições de sobreviver, sozinhos, em um ambiente natural serão atendidos em instalações próprias para resgate e refúgio da vida silvestre.
Veja também: Kalisa e Hubert: os leões que viveram e morreram juntos
Fonte: Direitos dos Animais