Cuidar bem dos cabelos é diferente de exagerar nos tratamentos químicos. Se você gosta de fazer alisamentos, selagens, botox e tinturas, precisa tomar muito cuidado para não ter um corte químico, que vai deixar seu cabelo com aspecto contrário ao que você deseja.
O que é corte químico?
O corte químico é quando os fios de cabelo se quebram, como se tivessem sido cortados. Isso acontece após o excesso de produtos químicos sem os devidos tratamentos de manutenção e reparação, e sem os intervalos adequados entre uma química e outra. Os fios com corte químico ficam fracos, pois a fibra capilar é destruída. Além de quebrar, os fios podem ficar com aspecto emborrachado, opacos, mais finos e muito frágeis.
Às vezes o corte químico acontece logo após o procedimento químico, e às vezes acontece só algumas semanas depois. Geralmente você só percebe depois quando sai do salão após ter feito um botox, uma selagem ou uma progressiva, que deixam o cabelo bonito e encorpado. Mas, conforme o efeito vai saindo, o cabelo vai quebrando.
O que fazer para consertar?
Como o cabelo está muito fraco, é necessário começar um processo de cronograma capilar, que consiste em fazer hidratação, reconstrução e nutrição dos fios, de forma alternada, conforme o seu cabeleireiro recomendar. Aos poucos, seu cabelo vai voltando a ter saúde, brilho e força.
Junto com o cronograma é necessário parar de fazer procedimentos químicos, de usar chapinha ou babyliss, e pode ser necessário cortar alguns centímetros dos fios para remover as partes mais danificadas, fracas e finas.
Todo esse procedimento exige paciência, pois vai levar alguns meses para o cabelo se recuperar e voltar a crescer saudável. Mas, é uma espera necessária para evitar que o problema fique cada vez pior.
Como evitar o corte químico?
Se o seu cabelo ainda não está com corte químico e você costuma aplicar produtos químicos nele, o melhor que tem a fazer é tomar os cuidados necessários para prevenir que o pior aconteça, por exemplo:
- Nunca descolorir ou pintar o cabelo depois de fazer alisamento ou usar outro tipo de química;
- Fazer teste de mecha antes de aplicar qualquer procedimento com química;
- Manter o hábito do cronograma capilar para que o cabelo esteja sempre saudável e mais forte para receber químicos;
- Usar protetor térmico antes de expor os fios ao calor do secador, da chapinha ou babyliss.
Sinais de um cabelo com corte químico
Observar o seu cabelo é essencial para identificar quando ele pode estar com corte químico ou quando está precisando de tratamentos. Se você usa muita química e seu cabelo está com as pontas secas e fracas, observe também:
- Se os fios quebram com facilidade;
- Se existem muitas pontas duplas;
- Se o cabelo fica parecendo elástico, voltando para cima quando é puxado;
- Se está opaco e áspero;
- Se está caindo mais do que o normal.
Veja também: Diferença entre progressiva, selagem e botox capilar