O corrimento marrom é um entre vários tipos de corrimento que as mulheres têm. Aliás, nem sempre o corrimento é um problema.
Na maioria das vezes é apenas o muco cervical produzido pela vagina que está cumprindo com sua função de proteger a mulher, garantir sua lubrificação e o equilíbrio da microbiota vaginal.
Mas, é claro que existem casos em que o corrimento pode ser indicativo de problema de saúde. No caso do corrimento marrom, veja quando ele é normal e quando precisa de cuidados médicos.
Quando o corrimento marrom é normal?
O corrimento de cor vermelho-escuro ou marrom é bem comum quando uma adolescente está no início dos seus ciclos menstruais, depois de fazer sexo, durante a gestação, nos últimos dias da menstruação ou quando a mulher muda o tipo de anticoncepcional que está usando.
Quando precisa de atenção médica?
Fora das situações mencionadas no tópico anterior, se o corrimento marrom permanecer por mais de 3 dias, em grande quantidade e com outros sintomas, como coceira, cólica, incômodo na região pélvica ou odor forte, é melhor agendar uma consulta com o ginecologista.
Nesses casos, o corrimento marrom pode ser um sintoma de infecção no aparelho reprodutor, gravidez ectópica e até tumor.
Irritação no colo do útero
Seja depois de um exame interno ou por contato íntimo frequente (todos os dias), pode acontecer de provocar uma irritação no colo do útero e, com isso, surgir o corrimento marrom. Basta esperar alguns dias, sem fazer sexo com penetração, para que a irritação se cure.
Vaginose bacteriana
Quando a microbiota vaginal fica desequilibrada, uma maior quantidade de bactérias nocivas se proliferam. Com isso, surgem sintomas de corrimento pastoso e levemente marrom ou acinzentado ou esverdeado, coceira na vagina, ardência ao urinar, odor de peixe podre. Essas são as características da vaginose bacteriana.
Cisto no ovário
Os cistos nos ovários podem causar corrimento marrom, além de dor durante a ovulação, dor na relação sexual, aumento de peso, problemas para engravidar, incontinência urinária e cansaço constante. Não é um problema considerado grave, mas existe o risco de ficar grave, por isso é importante ir ao médico assim que notar os sintomas.
Infecções Sexualmente Transmissíveis
Gonorreia e clamídia são duas das infecções transmitidas pelo contato sexual que podem provocar corrimento marrom como um dos sintomas. Somente o médico pode receitar o tratamento mais adequado e, em todo caso, usar preservativo é a melhor forma de evitar essas doenças.
Endometriose
Dentro do útero se forma uma camada de sangue chamada endométrio, que vira menstruação quando não é utilizada para uma gestação. Em algumas mulheres, o endométrio que sai na forma de menstruação muda a rota dentro do sistema reprodutor e fica depositado em outros órgãos, causando dor, dificuldade para urinar e corrimento marrom. Essa é a endometriose.
Câncer
Entre os sintomas de câncer do colo do útero estão o corrimento marrom, sangramento depois das relações sexuais e entre as menstruações, dores abdominais e na lombar, perda de apetite, dificuldade para urinar e defecar. Fazer o exame Papanicolau uma vez por ano é bem importante para detectar esse câncer precocemente.
Pode ser gravidez?
O corrimento marrom não é sinal de que uma mulher está grávida. Nessa situação, o corrimento é rosado, indicando o comecinho da gestação. Se a mulher já sabe que está grávida e percebe um corrimento marrom, deve avisar seu obstetra imediatamente, pois pode ser um indício de gravidez ectópica ou outro problema, como uma infecção.