Desde o começo da pandemia, quando vieram as recomendações para uso de máscara, as pessoas já começaram a inventar moda. Surgiram modelos de máscaras com tecidos que não protegem, tudo em nome da estética, mas sem pensar na segurança. Agora, a nova moda são as correntinhas para máscaras, iguais às correntinhas para óculos.
Correntinhas para máscaras são a nova moda
Já tem muitas marcas comercializando as tais correntinhas para máscaras, que são um tipo de colar com fechos de ambos os lados para prender no elástico da máscara. Veja alguns modelos.
É perigoso usar correntinhas para máscaras?
A verdade é óbvia: a máscara de proteção não precisa de acessórios. Ela serve para evitar o contágio da covid-19, e existem cuidados necessários para manuseá-la, como passar álcool em gel nas mãos antes e depois de tocá-la.
Sendo assim, como a correntinha para máscaras não tem função útil para melhorar o funcionamento da máscara, apenas função estética, o risco de contágio aumenta, caso a pessoa toque na correntinha com a mão suja ou retire a máscara do rosto para deixar pendurada no pescoço pela correntinha, sem saber que a blusa está infectada.
Para as pessoas que tomam todos os cuidados na hora de usar a máscara, sempre desinfetando as mãos, é possível usar a correntinha com segurança, desde que ela também seja desinfetada com bastante frequência.
Mas é preciso lembrar que não se deve ficar tirando a máscara do rosto e deixando-a pendurada no peito pela correntinha, como se faz com os óculos, pois a roupa pode estar infectada.
Como fazer para vender
Bem, o aviso sobre a segurança de usar as correntinhas está dado, e cada pessoa precisa ser responsável na hora de escolher ou não usá-la. Então, se você quiser aprender a fazer essas correntinhas para ganhar um dinheiro extra, veja esses tutoriais abaixo com alguns modelos: