Corredora de 96 anos
Fotos: Instagram @vovocorredora

Corredora de 96 anos conta como é seu estilo de vida

Ela é um exemplo para todos na cidade. Até já recebeu homenagem da Prefeitura.

Publicidade

Dona Adelmira é uma corredora de 96 anos, bem-humorada e que é exemplo para os seus mais de 7 mil seguidores nas redes sociais.

Ao ver a vitalidade da Dona Adelmira, qualquer um se inspira a praticar algum esporte também. Ela já venceu duas vezes os Jogos Estaduais da Terceira Idade.

Para chegar a essa idade com tanta saúde e disposição, ela conta como é o seu estilo de vida e vemos que não tem nada de extraordinário, que a maioria das pessoas não possa fazer, se quiser.

Veja também: Idosa comemorou 111 anos com festa em abrigo onde vive

Publicidade

Corredora de 96 anos se alimenta do quê?

Para conseguir, todas as semanas, correr mais de 30km, a Dona Adelmira conta que se alimenta bem. “Muito arroz, feijão, verdura, ovo, carne, jiló e abóbora. É isso que como, mas negócio de fritura não é comigo não”. 

Só aí já fica fácil entender como ela consegue ter disposição para as corridas, e mostrar que a idade é só um número quando o corpo é mantido em movimento.

A corrida chegou para lidar com a dor

Adelmira Adão vive em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, e conta que só começou a correr depois que seu marido faleceu. Foi a forma que ela encontrou de lidar com a dor do luto, e diz que ajudou muito.

E se você está pensando que ela ficou viúva cedo, nada disso! Quando o marido de Dona Adelmira faleceu ela tinha 75 anos.

Publicidade

Muito importante sempre foi o apoio que ela teve do neto, principalmente pela idade que tinha quando começou, junto ao fato de ter perdido o marido.

É mais difícil, emocionalmente, começar algo tão desafiador, como a corrida, quando o corpo não é mais jovem e o coração está passando por uma grande dor.

“Minha avó não praticava esportes, mas depois que meu avô faleceu ela ficou muito ociosa dentro de casa. Foi quando ela foi convidada para fazer parte de um grupo da terceira idade que praticava alguns exercícios”.

Publicidade

Depois que ela já estava participando do grupo, eles decidiram participar de uma tradicional corrida na cidade de Cachoeiro.

Apesar de ser uma corrida, o pessoal do grupo combinou de ir caminhando, no ritmo deles, por diversão mesmo. Mas, Dona Adelmira viu que queria mais.

Ela participou da corrida correndo mesmo, fez 10km inteiros, e essa foi a primeira vez que ela correu essa distância na vida.

Publicidade

Uma mulher exemplar

A decisão de ingressar em um esporte foi maravilhosa para a corredora de 96 anos, que conseguiu lidar muito melhor com o luto e melhorou a saúde e a qualidade de vida.

Aliás, até mais famosa na cidade ela ficou. Ganhou a admiração de todos pela sua determinação, e foi homenageada pela Prefeitura.

Em 2022, Adelmira recebeu, das mãos do prefeito de Cachoeiro, a comenda Newton Braga – iniciativa criada para homenagear personalidades dignas da gratidão e admiração do governo municipal e do povo de Cachoeiro.

Publicidade

E ela deu a dica para os que estão sentados pensando que a vida já não tem mais nada a oferecer: “Eu corro porque é bom pra saúde. Porque as pessoas que não querem nada com nada, só pensam em comer e deitar, tá perdendo. Tá perdendo. Isso aí que é bom pra gente de idade”, disse.

Quanto mais ela se cuida e corre, mais ela coleciona medalhas. Já são mais de 50 que Adelmira conquistou ao longo desses 21 anos no esporte.

A rotina de Adelmira é regrada. Ela corre 10km pelo menos três vezes na semana, mantém uma alimentação saudável e equilibrada, rica em proteínas e carboidratos.

Publicidade

“Faz uma corridinha, não precisa se apavorar, a corrida é saúde para nós, não adianta falar que não aguenta, todos vocês aguentam é só ter boa vontade!”, finalizou ela, deixando uma mensagem de incentivo para quem está precisando ser encorajado a sair do sofá e mudar a vida para melhor.

Veja também: Instrutora de ginástica de 88 anos impressiona pela vitalidade e jovialidade

PODE GOSTAR TAMBÉM