Se você convive com um doguinho, sabe o quanto ele fica feliz com coisas simples. Um carinho, sua chegada, um petisco… E sabia que seus atos e palavras influenciam diretamente o ritmo dos batimentos cardíacos dele? Uma pesquisa realizada pelo Canine Cottages, uma empresa especializada no ramo de cuidados com cães, levantou dados interessantes sobre essa linda interação.
Um dos resultados que mais chamou a atenção foi a aceleração dos batimentos cardíacos, quando os pets escutam a frase “eu te amo” dos seus donos. Eles aumentam incríveis 46%, o que mostra a importância de sempre falar positiva e respeitosamente com seus animais.
Além disso, descobriram também que o abraço pode ajudar na saúde de cachorros idosos ou com problemas cardíacos. Isso porque, esse gesto faz com que os batimentos tenham uma queda de 22,7%, ajudando a manter seu amigo ainda mais saudável.
Mas não ache que somente os cachorros sofrem influência do carinho. Seus donos também apresentaram aceleração dos batimentos, quando os reencontravam depois de dias sem se verem. Uma interação que todo mundo já reconhece como benéfica, agora com comprovação científica.
O estudo piloto foi feito por 7 dias, acompanhando quatro cães e suas interações com os cuidadores, sempre com o monitoramento dos batimentos cardíacos. Ele foi feito através de uma coleira inteligente, mostrando que sim, seus doguinhos não apenas têm sentimentos, como também entendem quando você diz que os ama. Então, corre lá e dá um abraço no seu!